way2themes

Análise: Battlefield 4 (2014)

Por: | 13:41 Deixe um comentário

Avaliação
Battlefield 4 é um jogo FPS do gênero "Guerra" desenvolvido pela EA Games em 2014. Disponíveis para PS3, Xbox 360, PC e versões remasterizadas para PS4 e Xbox One. Lembro que comprei esse jogo logo na época do lançamento. Estava toda serelepe quando cheguei para jogar e "tarã" o jogo exigiu a memória interna do Xbox para rodar. Está intacto até hoje. Dá vontade de chorar quando lembro disso. Então recentemente tive oportunidade de jogar no meu melhor amigo. Ele já havia finalizado e me recomendou. Eu me surpreendi com a trilha sonora, a história, o linguajar popular e gráficos.

Duração das Campanhas
Um ponto que é bastante criticado mas é de se levar em consideração, é a duração das campanhas. COD: MW3, Spec Ops: The Line, o próprio Battlefield. As campanhas estão cada vez mais curtas. —Acho que o game de FPS de guerra mais longo que já joguei foi "Black" no Playstation 2, mas o jogo é impecável, está na lista dos melhores até hoje — Mas será que isso é um ponto negativo? Veja bem, a gente acaba sim se envolvendo ao extremo com o jogo todo em si. E quanto mais a gente gosta, mais queremos jogar, mas aí o jogo acaba e você fica com cara de paisagem. Esse nosso capricho inconsciente de gostar de um jogo e querer que ele dure, não sei, talvez por toda eternidade precisa ser levado em consideração pelos próprios jogadores. Na primeira vez a gente joga empolgado e quando acaba fica perdido na vida, isso é normal. Mas e se de repente o jogo não for tão bom e ser prolongado possa vir a se tornar um defeito? Como, "Nossa, a história é legal mas é muito longo". E o principal, bons games precisam ser como boas séries: Acabar na hora certa. Se fecharem no auge, pra deixar a tal da boa impressão, da satisfação. Uma boa trama tem começo, meio e fim. E é isso que está fazendo com que as campanhas dos games de guerra estejam sendo tão curtos ultimamente. Elas têm o desenvolvimento necessário para que você goste, vicie e jogue de novo. Estratégia do próprio mercado. Você já parou pra pensar que na primeira vez possa ser empolgante mas que na segunda já não? Antigamente nós ligávamos os videogame, jogávamos e ponto. Hoje em dia o gamer tem objetivos. Tem conquistas e troféus a liberar. Tem jogos para platinar. E isso indiscutivelmente acaba exigindo que o jogo seja finalizado mais de uma vez e em níveis de dificuldades diferentes. Ou para alternar caminhos ou escolhas que venham a liberar troféus diferentes. Sendo muito longo o jogo, você admitindo ou não, vai acabar se cansando e enjoando uma hora. E acredite, os desenvolvedores não querem que você enjoe rápido dos jogos deles.

Campanha
É muito bacana pra quem acompanha jogos do gênero "Guerra" desde Spec Ops: Ranger Elite (2001) do PSOne, onde o personagem era como um robô jogado em missões sem nenhum conhecimento, localização, históra. Equipado só de suas armas e objetivos. Era quase "Segura na mão de Deus e vai" ver o que tem sido o resultado das campanhas ultimamente. Hoje, velho e barbado.

Como não joguei o Battlefield 3, somente este, não tenho muito o que comparar e comentar o seguimento da história. Battlefield 4 se passa em 2020, seis anos após os acontecimentos do anterior A China está prestes a entrar em guerra. Rússia e Estados Unidos estão se peitando. Se o Seu Chang — Tiozinho do caramba esse — conseguir tirar o governo atual do poder,  Rússia terá apoio total dos chineses na guerra, aí você já imagina a treta.

O jogador controla Recker, um dos membros do "Grupo de Combate 'Tombstone'". Ao lado do líder, Dunn; o segundo em comando, Irish"; e o médico de campo "Pac". Logo no início, juntam-se à Tombstone o agente da CIA Laszlo W. Kovic e a agente dos serviços secretos chineses "Hannah".


Comunicação
A interação dos personagens é especifica e necessária. Você tem instrução e consolo de seus colegas de combate. As emoções e tensões também são divididas. Uma escolha ou perda afeta todo o time. E eu aprecio muito isso nas tramas. Se tiverem que mandar dez vezes você fazer um caminho ou pegar uma arma, eles fazem. E, bom, se tiverem que mandar você tomar no cu, também. O enredo de BF4 conta com um linguajar popular bem interessante. O próprio sargento Irish é prova disso . A cada dez palavras, 20 são de baixo calão. A Major Greenland também não me deixa mentir. Isso é legal, tá? Não estou falando mal não, porra.

Ponto negativo da comunicação: Sua forma de entendimento da história é por conta dos diálogos dos personagens. Mas Recker pouco se envolve nesses diálogos. Ele recebe ordens, os próprios personagens falam bastante com ele, mas ele é meio caladão, sabe? Não fala muito. Isso soou ruim, pois parece que estou bugada, fora de jogo, presa. Chega a incomodar. Você se sente num mundo paralelo dos que estão os caras.

Jogabilidade
Como tive aquele pequeno imprevisto com meu BF4 do Xbox 360, não tive a oportunidade de testar pelo Joystick da Microsoft, teve de ser no da Sony mesmo, PS3. Ainda que você nunca tenha jogado, o game oferece uma rápida e fácil adaptação de comandos. Você não precisa finalizar o jogo dez vezes para se habituar ao manuseio do personagem. Ou morrer tantas vezes de forma estúpida jogando uma granada no próprio pé porque não achou o botão que troca arma e saiu apertando todos botões do joystick.

Como membro da Trombstone você pode dar o comando para que sua equipe elimine os alvos marcados pelo binóculo de zoom óptico. E você ganha pontos por isso, pontos que interferem nas armas exclusivas que são liberadas na missão, medalhas...troféus e etc.

O cenário e os gráficos são bastante agradáveis. O jogo ainda possui leves bugs, como por exemplo: um carro explode mas continua lá intacto, um soldado quando cai morto fica metade de um lado da parede e metade do outro. Nada que interfira na qualidade do jogo.

Multiplayer
Este é um dos Multiplayers mais impecáveis que joguei nos últimos tempos. Além de não ter tantos bugs, os diversos modos de jogo, a forma de interação e comunicação de time. Você pode ressuscitar colegas de time, ajudar com kit médico, avisar sobre posicionamento de inimigo, fora os tiros duplos e triplos. Super recomendo.

Desenvolvido pela EA Digital Illusions CE.

0 comentários:

Postar um comentário