way2themes

Resenha: [Rec] (2007)

Por: | 06:01 Deixe um comentário

Avaliação

Mais um terror do aclamado subgênero "Found Footage", aquele em que o filme é feito pelos próprios personagens, geralmente passando como pseudo-documentários, como se estivéssemos assistindo a gravações de acontecimentos de verdade. Só que diferente dos muitos que conhecemos, este é um ótimo filme, se não o melhor do subgênero. Dirigido por Jaume Balagueró e Paco Plaza, [REC] foi lançado em 2007 e muitos devem conhecê-lo por outro nome: "Quarentena" lançado em 2009 que é a refilmagem americana. Sabe como é, americano é igual alguns brasileiros às vezes, tem preguiça de ler. Também tem preguiça de desenvolver projetos decentes para investir dinheiro, então pegam carona com sucesso alheio ou qualquer merda e socam seus dólares reto à dentro, na intenção de faturar o dobro do que investiram (gastaram, desperdiçaram).
 
Sinopse
A história se desenvolve no que era pra ser uma reportagem, de Ângela Vidal (Manuela Velasco, linda, linda e talentosa) que infelizmente, estava no lugar errado, na hora errada e seguindo para outro lugar pior ainda.  Ela e seu câmera Pablo (Pablo Rosso) estão gravando um programada madrugada sobre o Corpo de Bombeiros de Barcelona, e acabam seguindo com a equipe para o local do qual receberam uma chamada de emergência. Um edifício, cujo os moradores se encontram assustados por conta de uma senhora que fica gritando no andar de cima, o que veio a deixar os outros moradores assustados. Durante o resgate, a velhinha vem a apresentar um comportamento hostil, ferindo um dos bombeiros. E o que era uma atividade rotineira acaba se tornando uma situação aterrorizante.

Ângela como qualquer repórter nata, quer mostrar ao público por direito cada evento que ocorre. Quando o edifício entra em quarentena e sem nenhuma razão aparente, começa a questionar os bombeiros sobre o que está acontecendo e tudo fica ainda mais estranho quando se percebe que nem a eles se encarregaram de dar a menor satisfação. No decorrer do filme, mais profissionais adentram o edifício para tentar ajudar, todos cientes de que poderão não sair, menos Ângela e Pablo que ainda está a gravar, mesmo que alguns policiais tentem intervir nos registros.

Não existem portas batendo sozinhas, fantasmas ou igrejas construídas em cima de terrenos amaldiçoados. Você esta assistindo a um programa de TV, uma "gravação perdida", digamos assim, contendo informações que possam vir a ser apreendias pela justiça ou igreja talvez, por conteúdo sigiloso. Tá ficando curioso, né? O susto é inesperado, não tem trilha sonora. E a aproximação com a realidade, com a ideia de que você está assistindo a uma reportagem é tanta, que o Pablo deixa a gente até com tontura algumas vezes. Falhas no áudio, queda e tremedeira na câmera. É tudo muito tenso.

A trilha sonora do espectador é o som ambiente. Gritos, suspiros, choro, correria, portas batendo. O terror dentro do mundo cinematográfico pode ser interpretado de diversas maneiras. O literal, o fictício, o psicológico, aqueles com monstros, ou espíritos ou humanos enfrentando seus próprios demônios, entre outros diversos. Esse filme mostra o terror visto de um ângulo diferente. Ele é terror no sentido literal da palavra. O desespero do ser humano, o medo, a aflição e ainda por cima o terror em si, o que desenrola a história, ele afeta você antes de qualquer ataque, antes de qualquer vestígio ou fatos. É amigos, [REC] se trata de um filme de zumbi espanhol lindo, impecável e diferente dos muitos filmes de terror, zumbi e "found footage" que você já assistiu. O que fez um prédio entrar em quarentena, para os que pensavam, uma doença estúpida e facilmente contagiosa vem a se tornar uma pequena epidemia de zumbis, decente e dentro de um prédio. Dá vontade de comentar tudo, mas vou deixar pra quem ainda não viu, ter o prazer.

"Muy buenas noches, les habla Ángela Vidal."

0 comentários:

Postar um comentário