way2themes

Resenha: [REC]² - Possuídos (2010)

Por: | 19:39 Deixe um comentário

Avaliação


[REC]² é uma sequência quase que não interrompida de [REC] (2007), pois ele segue exatamente de onde parou a história e sem furos espalhafatosos. Esse filme se passam exatos 15 minutos após  a história contada anteriormente. Devido estarem muito tempo sem contato com as pessoas em quarentena, convocaram a SWAT para invadir o edifício ao lado de um médico especialista (que coincidentemente é um padre) e ver o que se sucede. (Se você está lendo essa resenha, é porque provavelmente viu o filme anterior, espero eu). Este "médico especialista" acompanhou a equipe dentro do edifício com objetivo de coletar sangue da "Menina Medeiros", (responsável pelo desfecho do filme anterior) a primeira contaminada pelo vírus demoníaco, usada por um padre para experimentos no último andar do edifício onde acontece todo o caos  a fim de desenvolver a "cura" para a doença. 

Desta vez, as imagens são registradas por dois jovens que acabam se infiltrando no edifício acompanhando um outro grupo de especialistas e se envolvendo no meio de todo este reboliço. A tensão e o terror sucede, os que não tinham aparecido contagiados até então, resolvem aparecer. Também prosseguimos com Ângela Vidal — a protagonista do filme anterior, que o encerra sendo arrastada para a escuridão — segue junto do grupo qualificado e os médicos em busca da cura Medeiros e também da saída.

Mesmo depois de três anos, Jaume e Paco conseguiram manter o ritmo e a tensão do filme anterior, algo que até nas melhores sequências de qualquer gênero acaba sendo um fracasso às vezes. Nos filmes de zumbi que a gente conhece, principalmente os clássicos de George Romero, o apocalipse zumbi ser causado por uma suposta radiação, um gás tóxico que matava as pessoas e as trazia de volta a vida famintas ou muitas vezes nem chegava a ter explicação (alguns filmes). Em [REC], o que vem a transformar as pessoas em seres hostis e famintos é um vírus epidêmico que não é só um vírus que transforma as pessoas em zumbi, é também uma entidade demoníaca que contagia (possui) as pessoas de forma viral.
Até que você entenda o enredo, "O que aconteceu", "O que é o que" "O que é quem", você fica meio perdido. Um padre se passando por médico, vigilantes sanitários, policiais, bombeiros. O próprio espectador cria um padrão cinematográfico baseado na quantidade de filmes que ele vê de um gênero cujo tema segue este padrão. Facilitando, você vê muito filme de vampiro onde ele só pode ser destruído com uma estaca enfiada no peito, condenado a andar pelas trevas, ou seja, sem poder por a cara no Sol, onde crucifixos, alho e prata o repelem, então pra você este é o padrão dos filmes de vampiros. Desde o clássico "O Exorcista", além dos diversos não tão marcantes que lançaram, a vítima de possessão passa por estágios até que o demônio se manifeste claramente, mudando a aparência da pessoa, falando grosso e tudo mais. Um padre é chamado para exorcizar a pessoa, tudo se resolve no final ou não. E aí temos um filme de "Possessão demoníaca".


Em [REC], inicialmente você lida com um vírus denominado como "raiva", que contagia através da mordida ou da saliva e que vem aterrorizando os moradores de um edifício. De repente, o edifício se torna uma pequena Raccoon City, por assim dizer e você se vê em um filme de zumbis. Quando descobre que o agente da se saúde Dr. Owen não é bem um agente da saúde e sim um padre que tem um sigilo com o governo, você fica "Mas que porra..." e de repente você se pega assistindo a um filme com zumbis demônios, ou zumbis endemoniados. Onde a solução para tudo não é o exorcismo, é a cura para a doença, através do sangue do hospedeiro mestre, do primeiro contaminado.


O filme cumpre aquilo que promete. É claro que não é melhor que o primeiro, mas é mais que satisfatório por manter o mesmo ritmo, atmosfera claustrofóbica e clima de tensão que o primeiro filme. E final é uma loucura, meus amigos.

Dirigido por Jaume Balagueró e Paco Plaza.

0 comentários:

Postar um comentário