way2themes

Resenha: The Atticus Institute (2015)

Por: | 01:40 Deixe um comentário

Avaliação
Eu estou tentando pegar os lançamentos de terror deste ano pra poder assistir. Como os filme ultimamente andam meio suspeitos no quesito "qualidade", eu resolvi fazer um teste: Assistir um filme sem ler absolutamente nada sobre ele. Sejam críticas, comentários, avaliações e até mesmo a sinopse. Porque mesmo que não venhamos a admitir, a gente acaba criando mesmo que inconscientemente, uma certa expectativa em cima do filme que vamos ver e acaba sempre esperando muito dele (e quebrando a cara no final).

 The Atticus Institute aparenta ser mais um daqueles filmes de terror onde se passa em lugares abandonados, mas não é bem assim. O filme é um pseudo-documentário falando sobre o único caso de possessão real registrado pelo governo dos Estados Unidos. William Mapother (Nascidos em 4 de Julho, Lost. American Horror Story...) é Dr. Henry West, o fundador do Instituto Atticus (1970). Ele e seus colegas buscam pessoas com habilidades sobrenaturais para teste. A chegada de Judith Winstead havia intrigado a todos, pois era diferente dos pacientes que já haviam passado ali, com habilidades fora do normal.

Se não fossem as caras familiares, pegando um filme desse passando nos canais de documentário da TV à cabo, você acaba acreditando. As entrevistas são feitas com os colegas e familiares de West. Você assiste às gravações dos eventos como se fosse algo real registrado. O que me atraiu no filme, é que diferente dos diversos filmes de terror de todos os subgêneros que andam saindo, este parece ter sido levado a sério. Parece ter sido feito pra chamar a atenção. E não para ser só mais dinheiro jogado fora, que é como me refiro aos chorumes de filmes que ando assistindo.


O filme foi dirigido por Chris Sparling, que não possui nenhum grande nome na filmografia. E na produção, Peter Safran, que tem algumas comédias porquinhas como "Os Vampiros Que se Mordam" e "Jogos Famintos" E meu filme de terror favorito destes últimos anos, pela história bem adaptada e por ter me dado um cagaço como há muito não sentia em filmes de terror, "Invocação do Mal". Dan Clifton também está na produção e entre seus trabalhos recomendo a minissérie Paranormal Witness cujo produziu e também dirigiu e vocês podem achar no Scary Torrent.

Toda fotografia do filme quando mostrado durante os eventos no Instituto em 1976 é fantástico. Parece exagero falando, mas é como se tivesse sido rodado há anos atrás mesmo. As fotos como se tivessem sido tiradas com aquelas Pentax K1000 populares na época. Então, o filme possui o elemento certo para tornar o andamento do filme atrativo. Tem sim uma forte ligação com clássicos do terror. O desenvolvimento da trama é bem feito. Bons atores, boa conexão de personagens e suspense bem inserido.

Eu fiquei ansiosa, nervosa, curiosa. Não sei se tem a ver com não ter lido nada sobre e ter ido direto ao projeto de cabeça vazia. Eu sei que não teve previsibilidade ou falas clichês. Você sente, ainda que de maneira sútil, um incomodo. É a mesma emoção de assistir um documentário de verdade. Eu poderia até falar mais do filme, da sinopse mas o bom é você por si se desenrolar com a história. E de preferência, não leia as sinopses dos sites por aí porque estão uma porqueira desestimuladora.

0 comentários:

Postar um comentário