way2themes

Resenha: Golpe Duplo (2015)

Por: | 14:00 Deixe um comentário


Golpe Duplo (Focus - 2015) é dirigido por Glenn Ficarra e Jon Requa (O Goplista do Ano - 2009. Rodrigo Santoro, Ewan McGregor e Jim Carrey). E pela filmografia dos caras, você nota que eles gostam de brincar de ladrão e ladrão.

Will Smith é Nicky, um cara que, de começo, você não dá nada, a não ser por saber que ele é o protagonista. E até descobrir que ele é líder de um grupo de pessoas especializadas em furtos. Nicky conhece Jess Barrett (Margot Robbie - O Lobo de Wall Street), uma ladra inexperiente pela qual acaba se apaixonando e se tornando seu mentor.

Desde que me conheço por gente o Will Smith tem o mesmo semblante. O cara precisa ser trabalhado para envelhecer nos papéis, porque a vida não está se encarregando o suficiente (risos). E apesar de não ser dos meus atores favoritos, me admira a forma como ele atua, principalmente quando o sentimento é ruim. Eu chego a ficar exausta só de vê-lo sofrer (risos novamente).

Margot Robbie, você vai se lembrar dela tomando um soco do Leonardo DiCaprio, bem na boca do estômago. Ela é carismática até, bonita e sensual. Mas não faz o estilo atriz cativante, que você acaba gostando e separando um dia da semana para ver seus filmes e conhecê-la melhor. Ela é vazia assim como seus sutiãs. E seu personagem não tem nem um tipo de atrativo.

Rodrigo Santoro é Garriga, dono de uma empresa de carros e mais um trapaceiro na jogada, que contrata Nicky para fazer um trabalhinho sujo. Santoro pegou o melhor papel do filme, o do pilantrão. Só que, como em diversos filmes de sua carreira, não lhe deram espaço o suficiente para mostrar o que sabe fazer de melhor. Ainda sendo muitas vezes um talento desperdiçado nos filmes em que atua. O bonitão começou em 1994 na telenovela Pátria Minha e tem grandes filmes na sua carreira, tanto no cinema nacional quanto no internacional. Seu papel notável mais recente foi como Xerxes em "300" e "300 - A Ascensão do Império". Teve participação especial em "As Panteras - Detonando" e trabalhou ao lado de Jim Carrey em "O Golpista do Ano", dos mesmos diretores. Dentre seus grandes filmes temos "Abril Despedaçado" e "Bicho de Sete Cabeças". É um bom representante nosso lá fora, embora tentem ofuscar isso.

Esse é aquele tipo de filme que se encaixa na categoria "Ah, vai esse", que, quando os filmes em cartaz no cinema não são muito atrativos, você resolve listá-los para ver qual corre menos risco de te decepcionar. Isso varia na hora da escolha, pelo elenco, idioma no qual será exibido, pôster. Até porque ninguém vai puxar sinopse de filme por filme que está em cartaz para escolher um estando já na fila da bilheteria. Havia visto o trailer do filme já. E como a maioria das vezes, era de certa forma propaganda enganosa. É o tipico filme para o público tradicional do cinema.


O filme peca um pouco na falta de ação. A gente sabe que, onde tem bandido, têm carros, pessoas bonitas, tiroteio e efeitos especiais exagerados. Não que este não tenha sua dose de adrenalina, mas isto seria um complemento bem interessante.

Além de todo esse repertório, desse humor, dos atores famosos, o tema e a adrenalina do filme. É um bom jogo para estudar a mente humana e as táticas de manipulação. A questão em si não é só passar a mão na grana, é passar a mão na grana e fazer com que as pessoas acreditem que a grana ainda está lá. É a rapidez e a sutileza, chega a ser inapropriadamente tentador entrar no ramo. É tudo muito inteligente e bem bolado. É essa a adrenalina do filme.Vai tudo além da vida bandida que a gente vê no cinema. As mulheres, os carros, o luxo. E como nem toda profissão combina com quem as exercem.

A maior gafe do filme é a queda brusca no ritmo do enredo. Tirando todo aquele romantismo (não sei porque tenho fobia de romantismo em filmes neste estilo, onde a pessoa joga a vida dela - sendo boa ou não - ou a carreira pra dentro de qualquer buraco quando percebe que está conectado emocionalmente com alguém, isso me aflige) o filme vale a pena ser visto. Eu posso estar blefando com vocês ou não. É tudo um jogo de trapaça. Uma farsa. Um jeito divertido de se adquirir a malícia da vida. Só pra dar uma animada de leve: Tem Rolling Stones na trilha sonora (mais risos), abraços.

Dirigido Glenn Ficarra e John RequaElenco: Will Smith, Margot Robbie, Rodrigo Santoro

0 comentários:

Postar um comentário