way2themes

Resenha: Vingadores: Era de Ultron (2015)

Por: | 21:26 Deixe um comentário

Hoje em dia a gente acaba ficando muito pé atrás com qualquer filme que esteja para estrear e que seja do nosso interesse, principalmente se for de super-heróis. Felizmente, a Marvel e a DC vem amadurecendo bastante seus personagens e filmes. E por outra posse de direitos da Marvel (Fox) tentar consertar antigos erros. Ryan Reynolds, por exemplo, que se deu muito mal em "Lanterna Verde" da DC Comics e agora está tendo a oportunidade de ofuscar esse problema em Deadpool, que se Odin quiser, vai ser incrível. Chris Evans que também se queimou bastante em Quarteto Fantástico, teve oportunidade de se redimir como Capitão América, que inclusive, merece milhões de beijos pela absurda sequência do lado do Falcão e Viúva Negra.

Além de todo esse amadurecimento do qual falo, vai também meu elogio para os destaques devidos e bem feitos para cada personagem. São muitos heróis para dar atenção e esta foi bem distribuída como deveria. Mark Ruffalo nos da a entender que Hulk merece um filme solo decente, Scarlett Johanson já nos dá uma prévia intencionada do que talvez seja o filme solo de Viúva Negra, no que dizem os boatos. Chris Evans arrasta nostalgia da sequência impecável que tivemos do Capitão América. Chris Hemsworth faz em os Vingadores, o que não pôde fazer ainda nos filmes solos de Thor (Que na minha opinião, têm sido os mais fracos da Marvel seguindo esse ritmo dos vingadores). Jeremy Renner ganhou um espacinho a mais como destaque e tem sido um ótimo Gavião Arqueiro, que, quem sabe futuramente não vem com um filminho aí pra gente. James Spader foi o nome da vez, na voz de Ultron, nomeado um dos melhores vilões das HQ's, é de dar arrepios. Ultron, por ter sido uma criação de Stark, sempre existe a semelhança entre uma obra e seu criador e isso meio que vai à tona no filme.

Mercúrio e Feiticeira Escarlate
As "novidades" dos Vingadores são Pietro e Wanda Maximoff (Aaron Taylor-Johnson e Elizabeth Olsen) conhecidos como Mercúrio e Feiticeira Escarlate, cujos nomes de mutantes não foram utilizados devido os direitos reservados da Fox... mimimi. A aparição surpresa desses dois vem na cena pós créditos de "Capitão América 2: The Winter Soldier". E na cabeça de alguns deve estar havendo uma certa confusão com nomes e aparições, mas já chego lá. Muita gente conhece Aaron Johnson pelo seu papel em "Kick-Ass: Quebrando Tudo", ao lado da pequena Chloe Moretz, mais um filme adaptado das HQ's. E também o recente reboot de Godzilla, no qual também trabalhou ao lado da jovem e maravilhosa Elizabeth Olsen (a mais velha e talentosa das irmãs Olsen e que também esteve no remake de Oldboy do Spike Lee, eca). Gostei muito da atuação dos dois, achei que funcionaram bem como os gêmeos Maximoff, tanto pela conexão dos dois como mutantes e irmãos, tanto como presença individual, funcionou bem. A introdução dos dois personagens também funcionou bem, porém achei que o personagem Mercúrio foi mais bem aproveitado em "X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido".

Pra galera que está na montanha russa dos vinte e poucos anos, lembra quando a gente chegava do colégio e ia almoçar assistindo X-Men Evolution no SBT? Então, lembra da Wanda e do Pietro? A galerinha "do mal" do desenho? Então, pra refrescar nossas memórias, estes são os gêmeos Maximoff que a Marvel trouxe aí pra gente nesse novo filme dos Vingadores. Mó delícia, né? Mas sem chorar, sem chorar, vamos falar de ação agora.

Destruição Massiva 
Uma coisa que eu e minha irmã estivemos discutindo é: Por quê os heróis têm de destruir uma cidade pra salvar um bairro? digamos assim. O que estou falando aqui não é spoiler, isso tem em todos os filmes de heróis praticamente. Só que nas sequências da Marvel a destruição é absurda. É tipo "ah, ninguém vai ligar por ter seu lar destruído, a gratidão pela própria vida é automática nos civis". E é mesmo. Percebam que, principalmente o Hulk, pra esmagar três adversários ele destrói dois edifícios inteiros. Prendê-lo nem pensar, só pra soltar um braço ele vai destruir avenidas inteiras. Então é uma coisa que foi discutido e é até verdade, é irracional a atitude. O prejuízo que os heróis dão salvando vidas é tanto que chega a ser colocado em discussão se vale a pena salvar essas vidas ou não. Se de repente deixar o vilão conseguir o que ele quer e destruir a humanidade não vai sair mais barato do que reformar a ponte São Francisco depois de uma treta dos Vingadores.

Joss Whedon
Pra quem conhece o trabalho do Joss Whedon lá de trás, lá da série "Buffy: A Caça Vampiros" e também "Angel: O Caça Vampiros", sabe que, primeiro de tudo, o cara dá sim uma puta importância para a mulher nos seus trabalhos. Você dificilmente vai ver uma mulher indefesa nos filmes do Whedon, se fizer pode esperar que é fingimento. Mulher pra ele é dando porrada e quebrando clavículas. Segundo, o cara é detalhista, você repara isso nas referências de seus trabalhos. E acho que ele deixou um marco importante no seu último filme nesse universo Marvel. Infelizmente, 3D não é o forte do cara. Isso funciona bem para filmes de heróis, porque todo mundo investe sempre na esperança de uma boa sessão; Os ingressos são mais caros, bom, é dinheiro a se fazer. Eu particularmente já não sou fã do 3D, o motivo por eu ter optado por essa sessão foi: era a única legendada. A sessão 2D era dublada, e como não ando tendo o privilégio de pegar muitas pré-estreias legendadas eu tive que apelar para 3D.

Sinopse
Tony Stark é o favorito de muitos fãs das HQ's devido seu senso de humor e a personalidade do personagem. Mas como se nota ele é bastante ganancioso e prepotente, e no meio das suas brincadeira alguém sempre sai prejudicado. Não chega a ser por mal, mas muitas vezes é tentando arrumar que ele bagunça mais ainda. A gente vê um pouco disso em "Vingadores: Era de Ultron" que discute Inteligência Artificial, um tema que vai além dos filmes e quadrinhos de super herói. Por questão de senso, a gente tem consciência de que a humanidade é que está levando o mundo para o buraco. E o ser humano com sua ganância, até que ponto quer levar sua própria inteligência para as máquinas e o que isso poderia acarretar se viesse a acontecer? A paz mundial ou a destruição da humanidade como o domínio das máquinas?

Stark quer criar Ultron a partir do Cetro de Loki com o propósito de reforçar a segurança com os Vingadores liderando a Tropa de Ferro, porém, até que ponto a Inteligência Artificial se submeteria às ordens dos humanos? O universo Marvel vem elaborando melhor os diálogos de seus personagens formando uma trama mais complexa e madura. Como se eles estivessem crescendo com a gente. Mantendo aquele humor de tirar risada dos espectadores no cinema e ao mesmo tempo fazendo-os se remexer na cadeira e querer virar do avesso de tensão.

Trilha Sonora
A trilha sonora conta com Danny Elfman e Brian Tyler, compositores já responsáveis por outras obras dos quadrinhos e filmes relevantes. Composição Impecável.

Easter Eggs e Spoilers
Se você ainda não assistiu "Vingadores: Era de Ultron ou outros filmes da Marvel, recomendo que pare por aí. É por sua conta e risco. 

Star Wars
Toda sequência da Marvel possui referência à Star Wars. Chega a ser estranho se referir como homenagem, então vai como referência mesmo. Em algum momento alguém terá seu braço amputado, assim como acontece com frequência na fase dois da saga, em especial, com aquele personagem lá em "O Império Contra-Ataca". O que não era proposital passou a ser, já que o presidente da Marvel Kevin Feige é chegado em Star Wars, então colocou este easter egg em todo filme da Fase Dois. Isso acontece em Thor: O Mundo Sombrio, quando Loki corta o braço de Thor dentro da ilusão do Deus da mentira. Homem de Ferro 3, quando Tony corta o braço do pirado do Aldrich Killian. Capitão América: O Soldado Invernal, Bucky perde o braço caindo do trem no flashback de "Capitão América: O Primeiro Vingador". Guardiões da Galáxia, quando Gamora corta o braço de Groot na perseguição na cidade logo no início do filme. E em Vingadores 2: Era de Ultron, quando Ultron corta o braço de Garra Sônica.

Pantera Negra
Andy Serkis é um dos atores mais queridos do mundo Geek/Nerd, interpretou Gollum em "Senhor dos Anéis" e "O Hobbit". É responsável pela voz de Caesar em "Planeta dos Macacos". Está presente no episódio 7 de Star Wars. Faz a voz do Capitão Haddock em "As Aventuras de Tintim" e agora é Ulysses Klaw, o Garra Sônica em "Vingadores: Era de Ultron", enquadrado no Easter Egg de Star Wars nessa fase dois. Importante vilão do Pantera Negra. Sua primeira aparição foi em 1966 na revista de história em quadrinho do Quarteto Fantástico. Seu plano se baseava em roubar Vibranium (sim, aquele metal raro que até então só existia no escudo do Capitão América) de Wakanda. Único lugar no mundo em que se cultiva Vibranium. A aparição de uma mulher negra no filme especula o planejamento da personagem Shuri, irmã do Pantera Negra ou algum membro da Dora Milaje, grupo de guerreiras que protegem a família real de Wakanda. Vocês entenderam que tudo leva a crer que Pantera Negra vai ser "duca" ou nem? Prometido para 2018, veremos.

Viúva Negra
A bonitona da Natasha Romanoff não vem exitando em se envolver, nem que seja superficialmente com seus colegas Vingadores, não peguei essa parte das HQ's e não sei se isso se deve ao seu passado conturbador, em especial, carência. Ao que devo dizer, pelo que a Feiticeira Escarlate mostrou pra gente aí de canto, um esboço do passado da Viúva Negra, é que pode vir um filme solo aí. Depois de Homem Formiga e do estardalhaço que será Guerra Civil, terceirão do Capitão América junto de uma nova equipe aí.

Hulk
Hulk deixa o romance com Romanoff inacabado e foge no final do filme. É onde toca o ponto em que cito um longa solo decente para nosso "Big Boy" na pele de Ruffalo. Já que Eric Bana e Edward Norton deram uma vacilada com as últimas sequências de Hulk, Deixou no ar a participação do grandalhão em Guerra Civil.

Cena pós Créditos
Muita gente, inclusive eu, estava contando ingenuamente com a aparição do "Homem Aranha", mas não foi desta vez. Ainda assim, a Marvel não deixou de oferecer uma cena pós créditos com a presença de Thanos portando a Manopla do Infinito, uma luva que, abrangendo as seis Gemas da Alma, dá o poder de destruir o universo àquele que a utilizar. E Thanos aparece botando a luvinha galera. Nunca vi tanta gritaria num cinema, foi show.

Visão
"Visão" ou "Vision" é um sintozóide que foi criado por Ultron à partir da Joia da Mente ( uma das seis "Soul Gems" - Gemas da Alma. Artefatos da Marvel Comics criada nos anos '70 dentro das histórias de Thanos) será interpretado po Paul Bettany, que faz a voz de Jarvis, o co-piloto das armaduras do Stark, a segunda cabeça nos projetos de Stark. Visão foi criado nos quadrinhos em 1968 por Roy Thomas e John Buscema, onde inicialmente se mostrava inimigo dos Vingadores. Estou meio ansiosa aí para ver qual vai ser o desempenho.

Agora aqui, não tive a oportunidade de ver em IMAX, teve até trailer de Batman vs, Superman. Quem não viu 3D, continue sem ver. A não ser que só tenha essa opção legendada.

E aqui vai um presentinho pra quem quiser se aprofundar no Universo Marvel e quiser se atualizar, quem sabe, para os próximos filmes. O HQ Online é meu site favorito para scans. Recomendo.

Dirigido por Joss Whedon.
Elenco: Chris Evans, Robert Downey Jr., Chris Hemsworth, Scarlett Johansson, Mark Ruffalo, Jeremy Renner, James Spader, Andy Serkis, Elizabeth Olsen, Aaron Taylor-Johnson.

0 comentários:

Postar um comentário