way2themes

Resenha: Malévola (2014)

Por: | 19:41
Avaliação

A primeira aparição de Malévola foi em 1959 em A Bela Adormecida, também uma animação Disney. Devido à atmosfera sombria que a vilã trouxe ao conto de fadas, veio a tornar-se uma das mais queridas do mundo Disney. "Maleficent" faturou somente em sua estréia R$ 12 milhões. E as críticas andam bem divididas.

A versão Disney que conhecemos de 1959 mostra inicialmente o batizado da pequena Aurora, onde as três fadas aparecem para lhe dar seus dons, quando Malévola aparece como a agricultora da discórdia em meio às chamas esverdeadas e sem nenhum motivo aparente a não ser causar, por não ter sido convidada para a celebração do nascimento da princesa, amaldiçoando a criança e selando sua juventude à morte. "Ela crescerá certamente no graça e na beleza. Mas antes que o sol se ponha em seu décimo sexto aniversário, picará seu dedo no fuso de uma roca... e morrerá!" O rei Stefan ordena que destruam todas as rocas e compromete as fadas Flora, Fauna e Primavera a responsabilizar-se pela segurança de Aurora em uma cabana isolada na floresta. Ela cresce, se torna uma jovem de aparência bastante madura e sensual para uma menina e 16 anos. Ela atrai através de seu canto o príncipe Phillip, se apaixonam... Aurora é decepcionada pela decisão das fadas de retornar ao reino. Acontece toda a desgraça. Phillip derrota Malévola. E... ufa! Este é um resumo de 1959.

O que Stromberg fez? Brincou um pouco com o público infantil e até mesmo o adulto. Por quê Malévola não foi convidada para a celebração de Aurora em 1959? Por quê ela amaldiçoou a menina? Por quê essa rincha com a família real? Bruxa má... Bruxa não, uma fada! Amargurada, traída e usada para caprichos do homem. Uma criatura corrompida. Stromberg simplesmente deu uma origem diferente da que gostaríamos à Malévola.E inverteu os papéis de bem e mal. Ela era uma pessoa dócil, de coração puro, que prezava pela paz do seu reino e pela sua até se apaixonar pelo pequeno Stefan, (É, esse mesmo do desenho, mas lá chamado de Estevão, tradução de Stefan) e ter seu dote mais precioso tirado de si por ambição e sendo pelo homem que amou. Não, não é  história de uma mulher traída, de coração partido e revoltada. Bom, em partes pode até ser, mas acho que a ideia de "Vingança." e ódio cego é o que mais se destaca.

O que pode ter revoltado tanto parte do público? Quando você gosta de um vilão, você provavelmente se atraiu por ele devido às suas características em geral e sua personalidade. Quando ele é mostrado novamente e com desvio desta personalidade acaba incomodando, é inevitável.

A classificação etária do filme é de 10 anos. Quem foi ao cinema esperando ver a vilã decapitando soldados e suas cabeças rolando. Ou até mesmo a simplicidade daquele clima sombrio aplicado, vai acabar se desapontando. Na possível dedução de que o filme fosse rejeitado devido às suas alterações, Robert Stormbreg deixa claro que "Essa é uma velha história contada de um JEITO NOVO". Ele estava ciente dos riscos que correria em quesito crítica em relação a esta mudança brusca nas características da vilã.  E novamente o filme exalta em seu final "Esta é uma história diferente da que você conhece". A gente pensa como fã: Nossa, eu amo a Malévola. Eu sei tudo sobre ela e a conheço desde que eu era criança. "Well, Well", você não sabe de nada. A Malévola de 1959 é tão transparente em sua maldade que parece que ela já nasceu má e destinada a estragar tudo ao seu redor. Bom, este filme mostra que na verdade a gente não sabe de nada. Ou até sabe, mas de outro ponto de vista.

Por quê arriscariam lançar um filme cujo roteiro não é, obviamente, o que irá esperar pelo menos 80% dos espectadores que são fãs da vilã? Resposta: Angelina Jolie. Quem vai focar nas falhas até do próprio filme, se tem  a Angelina Jolie? Dada a recente decisão de se aposentar após as filmagens de Cleópatra, Jolie quis deixar mais um marco em seu legado cinematográfico. Depois de marcada eternamente como Lara Croft, Jolie quis ser lembrada como uma das vilãs mais famosas e queridas da Disney, Malévola. Tão linda e encantadora, que ofusca o desvio da personalidade da personagem.

Junto de Malévola, este conto tem mais três destaques encantadores: Knotgrass, conhecida na animação como Flora e interpretada no filme por Imelda Staunton (A Dolores Umbridge de Harry Potter. Que parece ser realmente chegada no rosa). Thistletwit, conhecida na animação como Fauna e interpretada por Juno Temple, uma doçura de atriz. E Flittle que na animação é conhecida como a fofa e ranzinza Primavera,  interpretada por Lesley Manville.

Alguns elementos do filme mantiveram EM PARTES sua fidelidade com a história que conhecemos. Como o corvo espião de Malévola, que por anos desde o isolamento de Aurora, vem mantendo Malévola a par da vida da garota. Seu nome é Diaval, e ele é interpretado por Sam Riley (Control - A História de Ian Curtis; On The Road). O rei Stefan é interpretado por Sharlto Copley (Elysium; Distrito 9). E Aurora, que mesmo tendo sido interpretado por uma atriz de grande porte da nova geração, acabou sendo ofuscada inevitavelmente pela Jolia, Elle Fanning. Que coincidentemente tem mesmo a idade da Aurora, 16 anos. E que diferente da princesa do desenho que a gente conhece, ela já é de uma aparência mais ingênua e infantil. Para sua idade, Elle já tem uma grande carga cinematográfico em sua carreira, tendo feito filmes como Super 8,  O Curioso Caso de Benjamin Button e Uma Lição de Amor, junto de sua irmã Dakota.


"Oh, não. A Disney me enganou, esse filme não era o que eu esperava". Ai que dó. Você não foi enganado, pelo contrário, se deram o trabalho de avisar que o filme não era o que você imaginava. É uma história diferente. Sim, ela é. E cumpre o que promete, o que não é comum encontrar. É um filme voltado para o público infanto-juvenil, então não espere um roteiro de Scorsese. Ele é simples. A fotografia do filme é encantadora e não imagino como deve ser em 3D. Cada foco de ângulo diferente nos olhos esverdeados de Jolie, seguido de seu sorriso de canto ou sua sobrancelha erguida. É de desconsertar qualquer espectador.

Agora a trilha "Once Upon a Dream" cantada pela maravilhosa Lana Del Rey, tem seu significado realçado no ponto de vista da Bela Adormecida.

Malévola: A princesa irá crescer na graça e beleza, amado por todos que a conhecem. Mas ... antes que o sol se põe no seu 16 º aniversário, ela deve picar o dedo, no fuso de uma roca de fiar - e morrer!

Once Upon a Dream: [...] Mas se eu te conheço, eu sei o que você irá fazer, você vai me amar imediatamente do mesmo jeito que você fez uma vez num sonho.

Terá Malévola "inocentemente" lançado um encantamento que nem mesmo ela escaparia depois? A música é de Aurora para Malévola? Tudo ganha uma visão diferente. E é o que torna a obra boa juntando de toda sua trilha encantadora.

Dirigido por Robert Stromberg.
Elenco: Angelina Jolie, Sam Riley, Elle Fanning, Imelda Staunton.