way2themes

Resenha: Avatar (2009)

Por: | 05:04
Avaliação

Avatar é um longa-metragem de ficção-cientifica dirigido pelo aclamado James Cameron, diretor de Titanic (1998) que estreou mundialmente em 2009. Considerado uma das produções mais caras e de maior faturamento no mundo todo, com um orçamento de $400 milhões e um faturamento total de $2,8 bilhões, James Cameron superou a si próprio em lucro desde Titanic.

Avatar é um filme futurista, onde um ex-fuzileiro naval e paraplégico chamado Jake é enviado ao planeta Pandora para explorá-lo. Lá ele conhece a tribo de humanóides Na'vi, que acaba caindo nas mãos dos humanos.

Em minhas resenhas, para os que costumam ler, eu sempre falo sobre clichês porque acho fascinante a forma como são utilizados de uma forma que podem se tornar indispensáveis muitas vezes. Que é exatamente o caso deste filme.



Acredito que mais da porcentagem gasto no orçamento foi voltado para os efeitos especiais que não são poucos. Na verdade, só tem efeitos especiais. Hoje em dia, ainda que a cultura da sétima arte esteja cada vez mais expandida em públicos diferentes, o público tradicional do cinema sempre vai existir e sempre será o maior público. Público tradicional, eu quero dizer aquelas pessoas, sem esterótipos, que vão ao cinema na intenção de distrair, se emocionar ou simplesmente assistir um filme. São pessoas que não criam expectativas de roteiros de diálogos ecléticos e interessantes, só querem se divertir. E sendo assim, quem acaba indo assistir Avatar com esse pensamento simples, acaba se maravilhando. Se deslumbrando de verdade. O filme teve lançamento IMAX 3D. Imagine ver diversas criaturas bem trabalhadíssimas (os Na'vi) se amando à frente de um céu a lá Aurora Boreal em 3D. É de arrepiar a virilha. E é encantador, não é? A forma como se pode tirar um bom dinheiro com cinema estrategicamente. Veja bem, não disse que Avatar é um filme ruim. A palavra certa seria superestimado. Este é o tipo de filme que se você ficar parado na saída da sala de cinema e perguntar para alguns espectadores sobre o tema do filme, eles não vão saber te responder. E por que? Porque todo o foco estava no visual. É isso que deu qualidade ao filme, os efeitos especiais. Não se precisa desperdiçar um bom roteiro em um filme que já é caro e rico em detalhes visuais, porque as pessoas não vão reparar e nem se importar com isso. Elas vão querer ver as explosões e cores. Aviões e armamentos futuristas. E a Michelle Rodriguez gatíssima.


James Cameron é um grande diretor. Por quê? Porque além de entender de cinema, é um ótimo estrategista e provavelmente por entre um monte de bons marqueteiros. Afinal, a divulgação sobre este filme foi pesada. E do tipo que qualquer família sentada na sala assistindo uma televisão que veja o comercial pense: "Vamos assistir esse filme? Parece bom" e a influência do próprio espectadores sobre outros "Assisti um filme ontem, você tem que ver os efeitos, cara", formando assim uma massa de espectadores que arrecadou mais de $2,8 bilhões de dólares. Ah, por isso que eu amo o cinema.

As temáticas dos filmes de Cameron também são temáticas populares comuns que influenciam ainda mais na popularidade do filme, como: Titanic, envolve a discussão sobre valores morais, pessoas de classes sociais totalmente diferentes que se apaixonam. E o amor, que embora seja um tema banalizado para filmes, em Titanic não há o que ser discutido, a não ser a Rose que poderia ter revezado a porta com Jack. E Avatar, cuja temática é invasão de território, desmatamento e violência.  Estávamos em uma época em que esse tema estava em grande destaque, pois estava mais ou menos no começo do agravamento do aquecimento global. Onde todas essas atitudes do homem estavam começando a trazer consequências de verdade para o mundo inteiro. Os humanos novamente querendo tomar uma área que não lhes pertence e que não têm nenhum direito de posse sobre. Um planeta, neste caso. E claro, a ideia de um humano ficar entre seu mundo e o de outro. Amor... amor... bom senso... amor.

Avatar não é um filme para se mostrar desprezo ou nem ao menos querer ver. Pelo contrário, não se sinta obrigado a amar por muitos fazerem isso, mas eu digo "Assista esse filme do Cameron, cara, olha a influência que ele tem sobre o espectador. Olha esse trabalho dele". Avatar não é um dos melhores filmes do mundo. Na verdade nem está entre eles. Mas é um filme tão bem feito e divulgado, inteligente, que ainda que você não tenha todo um aprecio que boa parte do público tradicional tenha tido. Você acaba respeitando simplesmente pela qualidade do trabalho em si. Ah, e já tem mais três sequências confirmadas.

Dirigido por James Cameron.
Elenco: James Worthington, Sigourney Weaver, Michelle Rodriguez,