way2themes

Resenha: Capitão America 2: O Soldado Invernal (2014)

Por: | 04:13


Avaliação

Fui ao cinema embora com muita vontade, sem nenhuma expectativa em relação a sequência de um dos heróis mais subestimados da Marvel. Sendo o nono filme produzido pela Marvel Studios e na minha humilde opinião, o segundo melhor filme depois de Homem de Ferro (2008) Capitão America 2: O Soldado Invernal veio com uma sequência surpreendente, cheio de novas coreografias de luta e easter eggs.

Neste longa, temos Steve Rogers (Chris Evans) ainda está em seu processo de adaptação ao mundo moderno, depois de ficar congelado por 60 anos. Depois de 2 anos, desde que concluídas as missões dadas aos Vingadores, Rogers passou a prestar serviços a S.H.I.E.L.D em parceria de Natasha Romanoff (Viúva Negra interpretada por Scarlett Johansson) e sob as ordens de Nick Fury (Samuel L. Jackson). Após ser enviado para resgatar alguns membros da organização sequestrados por mercenários em um navio, Rogers se dá conta de que sua missão vai além de recuperar alguns membros da S.H.I.E.L.D, como também de recuperar informações importantes da própria organização, que podem vir a colocá-la em risco junto de todo o Estados Unidos.

A integridade dos mocinhos

O filme é cheio de imprevisibilidades, tanto na história quanto na integridade dos personagens. Não fica claro em que lado cada um está jogando, levando em consideração o conselho de Nick Fury ao "jovem" Rogers "Não confie em ninguém". O envolvimento da organização com um desfeche antigo coloca em questão as ações que trouxeram tal soldado a se tornar um ícone para a nação. A gente tem que levar em conta que a guerra em si não é uma coisa boa. Você é convocado para vestir seu uniforme e tirar a vida das pessoas em nome de seu país. E este é um assunto discutido "O que vale são suas ações e não suas intenções". Afinal, o Capitão América levou centenas de soldados à morte para a salvação de centenas de soldados americanos. E após aproximar ainda mais as consequência das atitudes do Capitão com o ideal dos inimigos, faz com que este passe a refletir sobre quem ele é realmente e a quem ele serviu por tanto tempo.

Capitão América 2 é a primeira demonstração de amadurecimento na produção da Marvel Studios. Uma demonstração não fictícia de uma realidade com personagens fictícios, assim como "Watchmen", cuja história é voltada para os "heróis" e seus "eu". CA2 é um filme sobre espionagem, conspirações e crises governamentais que coloca em destaque a reflexão sobre pontos de vista como "bem e mal" e os ideais do homem.

Nick Fury

Nick Fury desde sua primeira aparição se mostrou uma presença primordial nos filmes da Marvel. E muitas vezes se destacando tanto quanto os "heróis". Este que sempre fez de um mistério sua  própria existência e seu poder na SHIELD, deixando a impressão de ser um personagem de índole duvidosa, mostra que entende tanto da natureza humana, por se deixar ceder a ela. Fury é um cara frio, sem amigos e sem nenhuma afeição aparente por quem quer que seja. Não é tão mentiroso quanto aparenta, mas se dá o trabalho que for para omitir toda e qualquer informação que possa vir comprometer a si próprio. à atividades ou a organização da qual é responsável. Ainda assim se mostra tão leal quanto imaginamos.

O Soldado Invernal

Devido as traduções meio porconas que temos. Temi pelo que fosse traduzirem do subtítulo. Imagina só "O Soldado friorento", "O Soldado do inverno", "O Soldado da neve", enfim, ficou melhor do que imaginei. A presença do Soldado Invernal que leva o subtítulo do filme e a presença — por muitos espectadores — como descartável, é tão fundamental quanto aparenta. Embora as cenas em que leve o destaque são as de luta com o Capitão América, que são diferenciadas de qualquer coreografia de luta que você já viu nas adaptações dos quadrinhos. E ele seja só um pau mandado, estilo aqueles típicos soldadinhos que não questionam suas ordens, só vão lá e fazem. Esse tipo mesmo. Sua primeira aparição é a que dará sequência à jornada do Capitão América, como nos quadrinhos, essa foi só uma inserção sua necessária na história. Para quem assistiu o filme e leu as HQ's sabe quem está por trás do Soldado, o que não seria legal eu falar aqui por ter gente que não sabe.


Falcão

Um dos personagens mais bem introduzidos na história dos quadrinhos. Sam Wilson (interpretado por Anthony Mackie) é um veterano da Força Aérea que estabelece uma amizade com Rogers no início do longa recomendando a ele uma música do Marvin Gaye. Sua primeira aparição nas HQ's foi em "Capitão América Vol. 1 #117 em 1969. Ele leva o nome de Falcão devido ao equipamento de vôo que utilizou durante a guerra desenvolvido pela Industrias Stark, a EXO-7 Falcon. Depois de um acontecimento você se pergunta como Falcão irá participar da próxima sequência de "Os Vingadores" sendo que a I.S não fabrica mais armamento. Mas aí pensei: Howard Stark não está mais presente, mas quem melhor que seu próprio filho para dar um jeito na coisa. Vamos ver.

Alexander Pierce

O personagem em si foi considerado um easter egg por alguns espectadores devido à sua representação. O personagem é interpretado por Robert Redford, que possui uma pesada carga de clássicos anos 70 que são referências desta temática "Paranoia Governamental" que o filme traz. Redford interpreta o Secretário de Defesa da S.H.I.E.L.D Alexander Pierce, superior de Nick Fury. Pierce foi um agente da SHIELD que se infiltrou na Hydra na Segunda Guerra.
Uma das justas exigências feitas pelos leitores de quadrinhos é o capricho com visual. Adaptar quadrinhos não é fácil, assim como se dedicar aos trajes também não é. As vestimenta dos personagens, principalmente do Soldado Invernal é LINDA e mostra o quanto foi bem trabalhada, tanto quanto a incorporação de cada ator em seu devido personagem.

Voltando ao papo "Coreografias de Luta" os produtores da Marvel fizeram a gentileza de aproximar CA de seu escudo nas cenas de combate corpo a corpo. Detalhando o impacto de cada chute, soco, esquiva, correria e lançamento de seu equipamento de Vibranium. E é o que destacam seus golpes, o detalhamento do impacto de cada um. Assim como o estrago e a distância à qual os adversários são arremessados.

A temática do filme é bastante arrebatadora até para o próprio EUA. Que na primeira sequência usa Rogers como cobaia em um experimento criando o famoso "Sentinela da Liberdade". E coloca em questão o significado de liberdade e o que as pessoas se submetem a fazer para consegui-la.

Os irmãos Russo não possuem uma filmografia muito extensa e nem muito notável, o que faz levar ainda mais em conta a qualidade de CA2.

HQ'S Que Inspiraram o filme.
Se você ainda não conhece o universo do Capitão America, está na hora de criar vergonha nessa cara e ir atrás. Segue uma lista de quadrinhos que inspiraram os filmes do Sentinela da Liberdade,

1. Steve Rogers: Super Soldado
2. A Morte do Capitão America.
3. Guerra Civil
4. Capitão America & Bucky: A Vida e História de Bucky Barnes.
5. Capitão America: O Soldado Invernal.
6. Capitão America Vol. 1 #117














Easter Eggs - Com Spoilers

Algumas referências possuem ligação com os próprios heróis de "Os Vingadores". Outras Não.

1.  Caderninho de anotações.
Na primeira aparição de Falcão após uma desgastante corrida com Steve Rogers, recomenda a ele uma música de Marvin Gaye - Trouble Man, que saca um caderninho que carrega para anotar referências das quais precisa conhecer para se atualizar neste mundo moderno. E nele você vê notáveis citações.


2. Ed Brubaker Ed foi um dos criadores da HQ "Soldado Invernal" junto de Steven Epting. E acabou por se tornar um Easter Egg fazendo uma leve participação especial no filme


3. O Arqueiro Esta foi uma ideia da própria Johansson que carrega no pescoço o colar com um pingente de flecha. Que reforçaria seu envolvimento amoroso/emocional com Gavião Arqueiro, que ficou no ar em Os Vingadores.


4. Vamos Jogar um Jogo? Quando Rogers e Romanoff adentram o escritório secreto a SHIELD ativando o sistema, Natasha repete a frase propositalmente como referência a Jigasaw, vilão do filme "Jogos Mortais.


5. Ezekiel 25.17 Essa foi o Easter Egg mais marcante do filme e o meu favorito, já que sou apaixonada por Tarantino desde os 9 anos. Ezekiel 25:17 é um versículo da bíblia que ficou famoso em 1994 em Pulp Fiction, que é recitado por Jules Winfield (interpretado por Samuel L. Jackson) em cenas importantes do filme. Este mesmo versículo é encontrado na lápide de Nick Fury no final do filme. Quis gritar no cinema mas aí lembrei que tem que ter bom senso. É chato isso às vezes.


6. Batroc
O primeiro vilão, o mercenário franco-algeriano Batroc que luta com Capitão America é interpretado pelo lutador George St. Pierre, o lutador de MMA


Esta é atualmente, a melhor e mais competente produção que a Marvel Estúdios já fez. Se você ainda não assistiu ao filme, corra. 

Dirigido por Anthony Russo e Joe Russo
Elenco: Chris Evans, Robert Redford, Samuel . Jackson, Scarlett Johansson, Anthony Mackie.