way2themes

Análise: Brothers: A Tale of Two Sons (2013)

Por: | 15:55
Avaliação

Este é mais um jogo indie que, embora a história possua seus clichês, eles são explorados de formas magnificas e tendo uma ideia simples. A história roda em volta de dois irmãos que precisam chegar até a fonte da vida que possui a cura necessária para salvar a vida do pai que está à beira da morte. Inicialmente temos o flashback do caçula no momento em que ele perde a mãe em alto-mar e adquire o trauma de água, no qual lidamos durante o jogo.

Os irmãos são controlados simultaneamente, um em cada analógico e com um único botão de comando para cada um. Você acaba trabalhando mais o cérebro do que imagina e tanto se divertindo quanto se irritando no começo do jogo. E o sentido do puzzle vai além de decifrar enigmas, carregar ferros, encaixar pontos. Afinal, você não só decifra os quebra-cabeças, como também são peças principais para o encaixe perfeito.


Embora o jogo possua diálogos limitadíssimos e em uma linguagem artificial e simulada à lá The Sims, há tanta comunicação entre os personagens quanto imaginamos. E durante o jogo a gente entende porque não dá pra controlar um sem o outro. E que talvez não fosse tão divertido se o outro fosse controlado por outro player. Os desenvolvedores parecem ter sido bastante críticos em querer que o player sentisse toda a emoção que o jogo transmite sem deixar passar nenhuma fisgada no peito. Atravessar montanhas com ajuda de trolls sensacionais. Cavalgar em bodes pelos estreitos da montanha. E o mais incrível dos cenários, é quando você se encontra entre uma recém batalha de gigantes, onde você precisa atravessar seus corpos e trechos do rio banhados em sangue.

 Você incorpora os dois personagens, você explora através das atitudes e situações, você conhece um pouco e totalmente cada um deles. Acaba por se tornar algo pessoal. Você é o irmão mais velho e mais novo, você salva e é salvo por si próprio, Você vive o drama de cada um ao mesmo tempo. É uma aventura inexplicável.

Com um final de partir qualquer coração, cheguei a conclusão de que o jogo realmente não precisaria ser mais longo ou ter que dividir coordenação dos irmãos em dois players. Fiquei honrada de ter vivido tudo aquilo com eles e sozinha. Embora seja só um jogo, a história é incrível e envolvente. Vale mais do que muitos filmes, muitos livros e o final de muitos games que já passaram diante dos nosso olhos. O jogo com certeza foi trabalhado com todo carinho do mundo para ser vivenciado de coração por qualquer Gamer.

Brothers: A Tale of Two Sons é o conto de dois filhos. O conto de um só coração.

Desenvolvido por Starbreeze Studios.