way2themes

Resenha: Atividade Paranormal (2007)

Por: | 05:41
Avaliação

Katie e Micah estão iniciando uma vida à dois em um novo lar. Após o início de acontecimentos estranhos, o casal passa a registrar 24 horas de seus dias, incluindo as horas de sono, a fim de captar os fenômenos inexplicáveis que estão ocorrendo.

A genialidade desse filme está no sucesso absurdo que ele desencadeou. Na época de seu lançamento, cheguei a pensar que fossem entregar panfletos na minha casa com propaganda do filme, porque o marketing é exagerado e acaba até passando ao espectador uma ideia de que este é o melhor e mais assustador filme de terror já feito. E bom, não é.

Filmado dentro da categoria "Found Footage". Este é um gênero que se aplica à pseudo-documentários filmados em primeira pessoa bastante utilizado nos filmes de terror atualmente. Este gênero surgiu em 1980, mas se popularizou em 1999 com "A Bruxa de Blair", passando por "Cloverfield", "Rec" e outras sequências de "Atividade Paranormal".


Quando assisti esse filme eu tinha os meus 15 anos e como solicitado, não assisti sozinha. Eu me assustei algumas vezes, senti medo. Segui o roteiro de espectadora planejado pelo Oren Peli. Hoje, nos meus 21 sobrecarregados anos, a visão não é a mesma e a raiva pelo Peli é grande, já que me senti usada de uma forma infeliz — Digo de brincadeira, afinal, cineasta nenhum tem obrigação de agradar à todos.— O que foi utilizado para aumentar o atrativo do filme? Os famosos "Trailers com espectadores" ao que se refere à cenas do filme, seguido da reação de quem está no cinema assistindo. Sustos. Caretas. Gritos. Pulos. Atingindo exatamente o ponto fraco do cérebro e provocando a curiosidade e inquietação. "Será que é bom mesmo? Será que assusta tanto?" E nessa brincadeira, o filme cujo orçamento foi em media US$15 arrecadou US$100 milhões em bilheteria somente nos Estados Unidos.

O desenrolar da história é lento, e quando você se dá conta, pode estar entediado ou cochilando. O filme não é de todo mal. A ideia de roteiro é simples e se enquadra no que foi gasto financeiramente, mas pode acabar sendo indigerível para quem se deixou levar por toda propaganda que ele fez. O filme é detestado por muita gente, mas como podemos ver, já estamos com a quinta sequência da franquia nos cinemas, tendo confirmado até a sétima. E por incrível que pareça, o marketing continua funcionando perfeitamente bem. Afinal, nós detestamos as sequências, mas assistimos todas.

Direção: Oren Peli
Elenco: Katie Featherston, Micah Sloat, Amber Armstrong, Ashley Palmer e Mark Fredrichs