way2themes

Resenha: A Morte Do Demônio (2013)

Por: | 00:35
Avaliação

Em tempos de reciclagem cinematográfica, o que vier, é prejuízo. Mas quando se trata de uma refilmagem com o roteirista da versão original na produção, acho que vale à pena dar uma conferida. Na verdade, nem sei se posso chamar esta versão de refilmagem, embora ele tenha estreado nesta posição. Fede Alvarez nos leva de volta ao mundo de Evil Dead, um Trash digníssimo de 1981, que marcou a vida de muitos cinéfilos. E principalmente fãs de um bom cine trash.

Mia é uma jovem que possui sérios problemas com drogas. À fim de tentar ajudá-la a superar este problema, seu irmão David e seus amigos a levam para uma cabana isolada na floresta. Até que encontram o Livro dos Mortos, e o que era pra ser umas férias na Rehab, acaba virando um final de semana no inferno.

Hoje em dia é quase impossível evitar os efeitos especiais. Comparada à versão dos 80', onde eram usados até purê de batata pra ajudar na porqueira. Mas devo admitir que fiquei muito satisfeita com a maquiagem e fotografia deste filme. Como se, ainda que fosse um terror com uma história levada um pouco mais à sério do que antigamente, eles quisessem manter essa ideia do Trash, a ideia de Raimi, como: "Curtiu a maquiagem? a gente usou uma parecida faz uns anos. Era um material barato, mas que te proporcionou bastante diversão. Melhorou um pouco a qualidade mas ainda assim, o mais barato te proporcionou bem mais diversão que este. Mas divirta-se novamente mesmo assim".  Então a violência, embora a nojeira continue a mesma – até piorada, eu acho, pela forma violenta que é mostrada – foi voltada para algo mais sombrio, do que divertido. O que, por favor, só deixou o filme mais divertido ainda.


Achei interessante também, Alvarez ter aproveitado a oportunidade do para expandir o roteiro e explicar um pouco mais sobre o processo descrito em Necronomicon. O verdadeiro despertar do mal. O processo que se segue para  libertar o mal e aprisioná-lo novamente. A oração e o sacrifício. As passagens da oração traduzidas do livro, ouvida pelos jovens na cabana isolada na floresta em 81'. A mesma oração "sussurrada" por Eric nesta mesma cabana em 2013. Como se a refilmagem completasse a versão original, com poucos mas interessantíssimos detalhes, ainda que com alterações nos nomes dos personagens e em alguns fatos.

Rolam boatos de que Ash (Bruce Campbell, o herói das sequências de Evil Dead) vai estar presente em uma suposta continuação. Fica aqui a nossa dúvida sobre uma refilmagem ou mais uma sequência. Como será que vão encaixar Ash nesta história? Será que esta versão de Evil Dead é uma sequência que se passa muitos anos depois do anterior? Ou só a estamos revivendo nos tempos modernos?

Evil Dead agora tira nossa distração do jovem Ash e suas "aventuras" na floresta, e a voltam para o bosque no meio do nada que abriga o um mal bem diferente do que conhecemos. Para quem assistiu a versão inesquecível de 81', tenho quase certeza de que vai gostar deste remake. O filme cumpre o que promete. E eu acho isso importante pra caramba! Ainda que o terror seja mais psicológico do que físico, tem um conteúdo suficientemente bom e nojento o bastante para você se contorcer nas poltronas do cinema. Não esquecemos que, ainda podemos contar com as vozes dos atores da versão original de 81'.

A Morte do Demônio (Evil Dead)
Direção: Fede Alvarez
Elenco: Elizabeth Blackmore, Jane Levy, Shiloh Fernandez, Lou Taylor Pucci, Jessica Lucas,