way2themes

Resenha: Goosebumps - Monstros e Arrepios (2015)

Por: | 16:45 Deixe um comentário

Avaliação


Goosebumps para os que estão chegando agora, é uma série de livros voltado para o público infantil e adolescente na década de '90, sob autoria de R. L. Stine . Muitos dos contos tiveram adaptações cinematográficas e compunham um seriado de televisão que a galera aí na faixa dos vinte e poucos acompanhou com certeza na Fox Kids e Jetix da vida.

Ficou meio claro que, pelo seguimento do filme, quiseram de uma forma sútil trazer o aclamado título da série à tona novamente pros fãs old school e ao mesmo tempo apresentar pra geração atual. Até porque se fosse seguir mesmo ritmo assombro da série que a gente assistia na época, meus amigos, seria tenebroso. E provavelmente o público alvo não seria infanto-juvenil, não com o que poderiam fazer com a condições tecnológica de hoje em dia. Não sei se era porque eu era muito criança, ou se as séries eram mesmo bem feitas e assustadoras que eu tenho nas lembranças até hoje. Não é qualquer clichê de terror. São medos reais de pessoas, como monstros, palhaços, lobisomens, bonecos. Alguns dos medos mais comuns em pessoas de várias idades. Eu lembro que dormia bem mal quando assistia, isso se dormisse. Ainda não tive a oportunidade de ler os livros, então tudo o que eu conheço é baseado no que assisti quando mais nova. O que já é meio que o suficiente.

Zach e sua mãe Gale acabam de se mudar para uma nova casa em uma cidade pequena para tentar seguir uma vida diferente e superar a morte do pai. Como retratado na maioria dos adolescentes em filmes onde eles têm a necessidade de mudar de casa, Zach não se mostra adepto logo de cara a casa nova e escola nova. Mas tenta lidar com isso com muito mais maturidade. Zach conhece sua vizinha Hannah, um tanto extrovertida e invasiva. Zach começa a achar estranho e curioso o quão seja restrita pelo pai sua convivência em sociedade. Curioso e desconfiado, o garoto junto de seu amigo champ invade a casa de Hannah e encontra algumas das obras de R. L Stine selados com cadeados muito bem protegidos. Os garotos descobrem que o pai da Hannah é o próprio autor dessas obras e o porquê de estarem tão bem guardadas. Quando abertos, os livros liberam os antagonistas de suas histórias trazendo-os para a realidade.

Até certa parte do filme, tudo segue nos conformes como aqueles filmes adolescentes com aventuras fictícias juvenis estilo Jumanji, Nárnia ou Zathura. Até que aparece o majestoso Jack Black, que embora não seja o fato do personagem dele ser o autor das obras que chame a atenção, ele é o Jack Black. Tudo começa a girar em torno dele e o protagonista da história que é o molecão Zach acaba sendo ofuscado. É muito difícil mesmo se sobressair ao lado de Jack Black, mas o personagem menos provável é que acaba conseguindo. Champ, interpretado por Ryan Lee. Champ faz aquele amigão medroso que está com você pra tudo, a não ser que ele esteja correndo perigo, aí ele não está mais com você pra nada, muito pelo contrário, se puder te usar pra ganhar tempo, ele vai. Mas é uma boa pessoa.


Eu tenho um problema sério com referências, porque na maioria das vezes eu vejo referências em tudo, até onde não tem. E aconteceu com este filme também. Em determinada parte, o personagem de Jack Black estará amarrado por cordas no chão da cozinha e aquela cena lembra muito um filme em que ele protagonizou que é "As Viagens de Gulliver". Outra cena que também identifiquei uma referência, mais especificamente, uma loucura da minha cabeça. Em uma das cenas, Stine (Jack Black) fica a frente de Champ, Zach e Hannah com os braços esticados protegendo-os do lobisomem. E essa cena me lembrou "Harry Potter e O Prisioneiro de Azkaban", na cena em que Snape faz a mesma coisa que Stine diante de Harry, Rony e Hermione quando Lupin na forma de Lobisomem está prestes a atacá-los, cheguei até a arrepiar nessa parte.

A estética visual do filme em cada detalhe é maravilhoso. É muito difícil saber se as pessoas imaginam visualmente personagens da mesma forma que outras. E Rob Letterman parece ter usado seus medos de criança para dar forma aos monstros, suas características e visual. Esse filme é um bom toque pra marmanjada pegar a série e apresentar pras suas crias, amigos e qualquer pessoa do meio de convivência que ainda não conheça, porque vale a pena. Toda dinâmica do filme, química e união dos personagens. Jack Black, assim como em "Escola de Rock", parece ser o paizão da molecada, sempre aparentando fazer com que todo mundo fique alegre e bem à vontade trabalhando com ele. E é muito bacana isso. É um bom filme. De diversas formas ele poderia ter sido apresentado, podendo até vir a aproveitar melhor o que queria ter sido apresentado. Seja em susto, seja na própria história, mas não desvalorizou o que ele se tornou. É uma baita nostalgia.

Enfrentam seus monstros, meus amigos.

Direção de Rob Letterman.
Elenco: Dylan Minnette (Zach Cooper), Odeya Rush (Hannah), Jack Black (Stine, Slappy, Menino Invisível).

0 comentários:

Postar um comentário