way2themes

20 Grandes Personagens Femininos do Cinema

Por: | 18:18 Deixe um comentário
Vamos falar dos papéis femininos que eu considero mais importante no cinema. Sejam elas super heroínas, mães, esposas, policiais, guerreiras, deusas, apaixonadas, mulheres, todas as anteriores. Vamos falar de mulher que botou pra foder atrás das telinhas seja como for. E que está faltando mulher pra caramba aqui.

20° - Amélie Poulain (O Fabuloso Destino de Amélie Poulain - 2001)
Amélie Poulain - Audrey Tatou
Amélie pra mim é uma das personagens mais incríveis, humanas e puras do cinema. Uma pessoa doce sem causar enjoos. Transparente e bondosa. Gosta de resolver problemas das pessoas porque acha que isso faz sentir como se seus próprios estivessem se resolvido também, mesmo que não. A personagem de Amélie no filme transmite de uma forma saudável e gostosa a paixão e o carinho perdidos em meio a jogada de cores sensacionais.

19° Tauriel (Hobbit II - 2013 / Hobbit III - 2014)
Tauriel - Evangeline Lilly
Tauriel é a simpática e sedutora elfa arqueira que compõe os dois últimos filmes da trilogia Hobbit e dona do coração do jovem Legolas. É uma personagem cativante, seja em suas palavras, suas jogadas de cabelo ou nas coreografias de luta. Não tem como sair do cinema e não falar "Queria ser a Tauriel", porque ela arrebenta.

18° Raimunda (Volver - 2006)
Raimunda - Penélope Cruz
Essa personagem me conquistou porque ela é a "personagem feminina" que existe dentro de toda mulher. Raimunda é mãe, mulher e filha. A força de vontade pra ver tudo andar pra frente o mais rápido possível e em ordem. A mãe que é capaz de fazer tudo por um filho. E a filha que desaba no colo da mãe em prantos, sua segurança. E a personagem se torna ainda mais incrível na pele de Penélope Cruz, não é a toa que é a favorita de Almodóvar.

17° Trinity (Trilogia Matrix 1999-2003)
Trinity - Carrie-Anne Moss
Trinity é uma das personagens mais "Bad Ass" da década de 90'. Estrelado por Carrie-Anne Moss ao lado de Keanu Reeves (Neo). Trinity é uma das únicas mulheres em meio a tanta testosterona, inclusive ela quem inicia o filme já mostrando suas habilidades e golpes e uma puta correria dos agentes. Durante toda trilogia, se brincar, ela é quase tão escolhida quanto o Neo.

16° Hermione Granger (Saga Harry Potter 2001 - 2010)
Hermione Granger - Emma Watson
Granger além de ser uma das personagens femininas mais famosas, também pertence a uma das franquias mais importantes e queridas do mundo. A bruxinha prodígio aparece em 2001 no trem a caminho de Hogwarts e deixa a entender ali ser a maior mala metida a besta do filme. No decorrer deste você vai conhecendo a história da personagem que se une aos seus amigos de batalha sem saber que durariam tantos anos, Harry e Rony. Ao mesmo tempo que é querida pelos fiéis companheiros, destacada nas aulas com inteligência, ela apresenta ser uma pessoa meio triste, mesmo sorrindo no final de tudo, mesmo sendo companheira, preocupada, tão madura e responsável com os amigos. A garota enciclopédia do mundo da magia, que muitas vezes salva o rabo da garotada.

15° Baby Doll (Sucker Punch - Mundo Surreal 2011)
Baby Doll - Emily Browning
Baby Doll é a garotinha dos sonhos dos rapazes em Sucker Punch. A garota enviada ao manicômio pelo seu padrasto que mata a família inteira pra ficar com a herança. Sucker Punch é um drama surreal com visual de anime/videogame, com cenas de ação e diversas interpretações dentro da história. Um filme bastante subestimado pela complexidade mas que é um grande filme. Baby Doll é a garota doce da pele de pêssego e cabelos dourados com traje de colegial equipada com uma arma e uma espada de samurai afiadíssima que tenta ajudar as colegas de sofrimento mergulhando nesses mundos de fantasia.

14° Clarice Starling (O Silêncio dos Inocentes - 1991/ Hannibal - 2001)
Clarice Starling - Jodie Foster/Julianne Moore
 Clarice é a policial investigativa dos dois primeiros filmes de Hannibal, com Anthony Hopkins. A relação entre Clarice e o comedor de gente se inicia quando ela pede sua ajuda para encontrar um criminoso. E por traz de tudo isso, o que me chama atenção é a conexão entre os dois que é sútil mas que flui a todo momento. Tanto pela Julianne quanto pela Jodie, a personagem não perde seu carisma pelas duas interpretações. São dois grandes filmes com duas grandes atrizes.

13° Luz (Machete 2010-2014)
Luz - Michelle Rodriguez
Dentre todos papéis da Rodriguez este é meu favorito. Embora digam que ela atua mal eu acho ela fantástica como "Luz". Bicha brava e autoritária que aparece nas melhores cenas com os melhores equipamentos e desce os melhores cacetes na garotada.

12° Hitch Girl (Kick-Ass - Quebrando Tudo - 2010)
Hitch Girl - Chloë Grace Moretz
Hitch é esta garotinha doce com olhar angelical que sabe fazer malabarismo com facas, quebrar costelas e estourar mandíbulas como ninguém. A dona das melhores cenas de ação do filme. Acho que de toda a mulherada que eu chamo de "desce cacetada" esta é uma das melhore. Hitch Girl é a pesonagem de Kick-Ass tanto nas telinhas quanto na HQ's de Mark Miller.

11° Princesa Leia (Trilogia Original Star Wars 1977-1983)
Princesa Leia Organa - Carrie Fisher
Princesa Leia é até hoje o símbolo sexual do mundo Geek/Nerd. Teve extrema importância e participação na trilogia original de Star Wars. É uma mulher birrenta e teimosa, mas nem ela é capaz de resistir ao jovem Han. É a espertona do grupo e praticamente a única mulher que aparece na trilogia antiga. Mesmo que a própria Carrie assuma ter um certo arrependimento por este papel, a gente ainda gosta muito dela e do biquíni de metal que ela usa. E ela sabe disso. Te amo Carrie, risos. 

10° Viúva Negra/Natasha Romanoff (Marvel Filmes 2010 - 2016)
Natasha Romanoff - Scarlett Johansson
Viúva Negra é uma personagem dos quadrinhos da Marvel, sua primeira aparição  nos cinemas foi em 2010 em "Homem de Ferro 2". Viúva Negra é interpretada pela Scarlett Johanson, aquela atriz maravilhosa e talentosa que a gente arrasta uma asinha. Natasha é uma mulher com um passado negro (que estamos esperando pra ver direitinho em um filme solo da heroína), não é muito de se lamentar ou se expor, mas é boa no que faz. Não possui nenhum super-poder e consegue se tão importante e indispensável quanto qualquer outro Vingador.

9° Shosanna Dreyfus (Bastardos Inglórios 2009)
Shosanna Dreyfus - Mélanie Laurent
Shosanna consegue escapar de um ataque alemão onde se refugiava com a família. Anos depois assumiu-se como Emmanuelle Mimieux, e passa a gerenciar o próprio cinema em Paris. O que conquista nessa personagem é a audácia e inteligência. Ela tem classe, traços e beleza que só as atrizes francesas possuem. O desfecho em Bastardos Inglórios transformou-a pra mim em uma das melhores personagens femininas do cinema.

8° Artemisia (300: A Ascensão do Império - 2014)
Artemisia - Eva Green
Admito que talvez esta personagem não estivesse aqui se não tivesse sido interpretada por quem foi, dona Eva. Que, inclusive, pastei bastante pra decidir qual personagem dela seria incluso aqui, Ava Lord, Vesper Lynd ou Artemisia. Posso até me arrepender de não ter colocado todos aqui futuramente. Artemisia foi quem instruiu Xerxes (Rodrigo Santoro) a chegar onde chegou, como visto no primeiro 300. A mulher é tão incrível que é praticamente quem salva esta sequência, embora eu considere um grande filme.

7° Mulher-Gato (Batman: O Retorno 1992)
Selina Kyle (Mulher-Gato) - Michelle Pfeifer
Batman de Tim Burton, ainda que eu goste da trilogia do Nolan, continua sendo um dos meus filmes prediletos pela aproximação da sombriedade dos quadrinhos. E felizmente ou infelizmente, mesmo com diversas mulheres-gatos por aí, nenhuma veio a superar, pelo menos pra mim, a Mulher-Gato de Tim Burton, a Mulher-Gato de Michelle Pfeiffer, completamente insana, sensual e destruidora.

6° Mathilda (O Profissional - 1995)
Mathilda - Natalie Portman
Mathilda tem sua família assassinada por policiais mafiosos, sendo então a única sobrevivente. Ela conhece Leon com quem passa a viver, ensinar e aprender. Leon e Mathilda é uma das duplas mais incríveis do cinema. Ela é uma garota de 12 anos que perdeu a família e agora quer se vingar, em troca de ajuda ela dá a Leon um pouco de carinho, companhia e vontade de viver. Quem não viu esse filme, favor o faça.

5° Ripley (Franquia Alien 1979 - 1997)
Ripley - Sigourney Weaver
Alien é uma franquia clássica de Sci-fi de 79, Ripley é a rainha dos aliens, se assim posso brincar. Do mesmo jeito que a dona da posição abaixo, ela chuta bundas, mas de seres gosmentos. A Franquia Alien pertence a James Cameron, diferente de Avatar (que eu não gosto) vale a pena conferir. 

4° Sarah Connor (Exterminador do Futuro 1984 - 1991)
Sarah Connor - Linda Hamilton
Sarah Connor também é uma das favoritas do Sci-Fi, a destruidora de Ciborgues. A personagem foi interpretada por Linda Hamilton nos dois primeiros filmes em 84 e 91 e ganhou uma série da FOX "Terminator: The Sarah Connor Chronicles" em 2008, sequência dos dois filmes que o antecedem, com a personagem. Desta vez interpretada por Lena Headey. Sarah será mãe de um líder e precisará proteger sua bunda se quiser dar a luz ao pequeno Connor, Cyborgs serão enviados para destruí-la e é aí, meus amigos, que você vai ver uma mulher em ação.

3° Beatrix Kiddo ( Kill Bill Vol. 1 e 2 2004)
Beatrix Kiddo (A Noiva, Mamba Negra) - Uma Thurman
Eu sempre me senti representada pelas mulheres do cinema. Seja em grandes filme de drama, filmes infantis ou filme de porradaria. Onde a mulher assume perfil que geralmente só é dado a homens. Beatrix Kiddo é a Noiva traída e "assassinada" no dia de seu casamento por amigos e marido. Agora ela voltou depois de anos para destruir todos aqueles foram responsáveis. Não que eu tenha ciúmes, mas bom, entendo porque Thurman seja favorita do Tarantino, enfim. Não é todo mundo que é digno de andar com uma Hattori Hanzo nas costas e lançar escalpos pelos ares com elas.

2° Lisbeth Salander (Millenium 2009 - 2011)
Lisbeth Salander - Noomi Rapace/Rooney Mara
Lisbeth é garota de Stieg Larsson, autor da trilogia Millennium, grande obra literária como um todo. A trilogia ganhou vida inicialmente em 2009 por Niels Arden Oplev, iniciando a trilogia nos cinemas. Lisbeth possui uma aparência perigosa, talvez proposital a ponto de afastar as pessoas, principalmente os homens. Depois de tentar transformar o pai (um agente ilegal na suécia) em churrasco por deixar a mãe deficiente espancando-a, Lisbeth foi internada em um hospital psiquiátrico infantil onde foi mantida em vigilância por Teleborian, o pedófilo. Lisbeth era uma garota prodígio que foi contratada por Blomkvist, o jornalista investigativo por quem acaba cedendo às intolerâncias e mudando o conceito em relação a generalização masculina. Tanto a Lisbeth de Noomi quanto a de Rooney são carismáticas e bem interpretadas. A trilogia sueca foi finalizada, a americana infelizmente só possui o primeiro filme.

1° Imperatriz Furiosa (Mad Max 2015)
Imperatriz Furiosa - Charlize Theron
A dona da primeira posição é a responsável pelo TOP 20 ter sido feito. Todo conceito em relação a imagem feminina nos cinemas vai mudar. As mulheres de George Miller não são feitas para pagar peitinho ou ficar correndo. Lutam pelos ideais e liberdade e contra um monte de abutres insanos que acreditam que as mulheres do mestre devam voltar para ele, para recurso, uso. Furiosa manuseia armas, conserta carros, protege e dá esperança à outras mulheres. Furiosa é líder. 

0 comentários:

Postar um comentário