way2themes

Resenha: Minha Mãe é uma Peça - O Filme (2013)

Por: | 06:01
Avaliação

Depois de quebrar tanto a cara com comédias nacionais, sem nenhuma expectativa, apenas pelo ator Paulo Gustavo que já me tirou boas risadas, arrisquei assistir esse filme. Uma adaptação cinematográfica da peça propriamente dita.

Dona Hermínia é divorciada, mãe de dois jovens, que após ser trocada pelo marido por uma mulher mais nova e até mesmo pelos próprios filhos, decide tomar um rumo na sua vida e pensar em si mesma.

O que mais gostei nesse filme é a espontaneidade do próprio humor, da própria graça e da história. Dona Hermínia não é toda e qualquer mãe. Ela é A mãe, o instinto materno dentro de cada mulher. Sabe quando sua mãe fala: "se você não acordar eu te jogo um balde de água fria na cara"? ou "você não vai pra balada, você vem pra casa e se me desobedecer eu te busco na balada e vou fazer você passar vergonha". Todos os dilemas de mãe foram encorporados na Dona Hermínia, tanto os "se" quanto o amor, carinho e preocupação que existe dentro de cada coroa que mesmo não dividindo mais o lar ou não estando mais presente na Terra, continua sempre presente.



É uma comédia simples e com um elenco bem escolhido. E o filme me ganhou por isso. Embora eu tenha pego um certo ódio da personagem Marcelina, da sua infância até sua adolescência, vale muito a pena. Mesmo tão encrenqueira, a gente vê que por traz de todo furdúncio feito pela Dona Hermínia, existe a sinceridade e a busca pelo que é certo. A grosseria dela e as patadas e os motivos pela qual ela arruma confusão. Coisa de mãe mesmo! Que por traz da atuação maravilhosa do Paulo Gustavo que sempre me diverte. Por trás de todo o humor, existem os dramas familiares que é bem tratado em uma comédia. Como lidar com o filho que é homossexual desde criança. A filha que, além de obesa sempre "não demonstrou" ter afeição pela mãe, preferindo sempre o pai rico e a madrasta metida entre outros.

Uma comédia divertidíssima, que desbancou todos os comentários negativos que eu li sobre o filme.

Parabéns pra quem foi assistir à peça. Queria ter aproveitado esta oportunidade.

Direção: André Pellenz.
Elenco: Paulo Gustavo, Ana Karolina Lannes, Herson Capri, Ingid Guimarães, Mariana Xavier, Rodrigo Pandolfo