way2themes

Análise: Super Mario 64 (1996)

Por: | 14:36


Avaliação

Era filha única e nos meus alegres 5 anos de idade, quando meu pai apareceu com um pacote enorme no sofá da sala. Aí eu me dei conta que, depois de me aproveitar de seu Dynavision, eu estava ganhando meu primeiro console, o N64. O meu SNES da época e nele veio um dos jogos que eu amo e considero até hoje, há 17 anos, o Super Mario.

Inicialmente nós lemos a carta da linda Peach convidando que o Mario vá até o Castelo comer um bolo feito por ela mesma. À partir daí você é acompanhado pelo Lakitu Bros, nosso Câmera Turtle favorito. Dentro do castelo, Mario precisa coletar estrelas para destravar portas até o Bowser. Você precisa enfrentá-lo três vezes, sendo a última um pouco mais elevado em dificuldade do que os outros dois.

Nessa versão 3D, o Mario é super flexível para controle do analógio. Diante do que já nos divertimos com o barbudinho de 1985, seguindo somente para frente ou para trás. Mario agora dá cambalhotas, engatinha, dá socos e chutes, mortais bundada nas tartaruguinhas e até cochila se o deixar muito tempo sem faze nada. Vamos explorar mais afundo os detalhes da atmosfera do mascote da Nintendo.


Dentre todos os inimigos do baixinho neste jogo, devo admitir que o meu menos querido é o Rei Boo, que é um fantasminha gigante, desdentado que você tem que ficar socando até ele diminuir e se desmanchar. Você o encontra na Big Boo's Haunt, localizada no primeiro andar do castelo em um jardim cheio de Boo, do qual você precisa descobrir com qual deles a jaula está. Esta também, admito que é das fases que menos gosto junto à Hazy Maze Cave e a Dire, Dire Docks localizada no subsolo do castelo.

Os dotes de Mario: No começo do jogo, vamos notar em algumas fases algumas caixinhas, vermelhas, verdes e azuis. Temos três dotes de Mario que são liberados em três fases secretas.

Azul: Você vai desbloquear esse "poder" no castelo à fora, que dá o dom da transparência e faz com que Mario atravesse paredes habilitadas para isso.

Verde: O Mario metálico é descoberto em Hazy Maze Cave, dá ao pequeno o poder de imunidade, fazendo com que qualquer criaturinha que o toque enquanto ele estiver assim, se exploda em moedas.

Vermelha: Este é descoberto quando Mario vê uma luz branca no centro do castelo iluminando o tapete central, então basta focar a câmera para cima e sobrevoar pelos céus. Este é o famoso chapéu voador, Mario vai precisar muito dele, principalmente na coleta de moedas da Bob-Omb Battlefield.



Fiquei admirada de como a trilha sonora se adéqua ao clima da fase e seus inimigos principais. Principalmente as mixagens das fases aquáticas.

Bom, a primeira assoprada de cartucho de N64 a gente nunca esquece.

Desenvolvido pela Nintendo.