way2themes

Análise: Tomb Raider (2013)

Por: | 12:14
Avaliação

Acredito que, uma das coisas mais inteligentes que eu fiz este ano foi ter parado numa loja de games e ter dito impulsivamente "por gentileza, tem o Tomb Raider?" À partir daí, minha semana não foi mais a mesma. Mas vamos falar de coisa boa, vamos falar do universo de Lara Croft.

A verdade é que eu sempre gostei de Tomb Raider, mas nunca fui capaz de finalizar o jogo da saga até então. Neste reboot, a Cristal Dynamics traz pra gente o mundo de Lara Croft, antes de se tornar o que conhecemos hoje, a "pica das galáxias". Inicialmente, nós a vemos como uma moça indefesa e assustada até o passar dos primeiros tenebrosos fatos. Todo o jogo como a própria capa já mostra, é bastante acinzentado e com baixo contraste, por conta da atmosfera do jogo. É quase tudo tão sombrio quanto os outros jogos da saga, se não for literalmente.

  A jovem é isolada numa ilha após o naufrágio de um navio onde tripulavam pesquisadores, seus amigos e conhecidos. Agora ela precisa lutar para sobreviver e encontrá-los. Em meio à floresta, na chuva e no frio, Lara encontra primeira parte do seu equipamento de sobrevivência: o arco e flecha. E ela não só irá utilizá-lo para caçar, mas também para eliminar o inimigos sem chamar a atenção quando orientado. O jogo têm alguns intervalos para os curtas e diálogos entre os personagens que complementarão a história. Os gráficos são incríveis e sem desperdiçar detalhes. A ambientação de cada parte da ilha, embora seja diferente uma da outra, vem sempre arrastando o pesadelo e as pendências na vida de Lara Croft.



O que diferencia tanto este jogo dos outros, é que nós conhecemos a humanidade de Lara Croft, onde ela sente frio, fome e dor. Nós a vemos sofrer, a vemos se sacrificar. Ter de caçar a própria comida para não morrer de fome. Se arrastar e tropeçar nas próprias pernas consumida pela cansaço e o desgaste de cada situação ou combate, seja ele corpo-a-corpo ou não. E mesmo temendo, ela não exita em avançar, em lutar, e demonstrar sua fascinação pelo desconhecido e pelos enigmas, o traço de Lara Croft.

O mais divertido em tudo isso, é que é como se estivéssemos sendo treinados e orientados para sobreviver de verdade. Diante de cada situação crítica, nós temos que encontrar a solução para Croft e para nós.  No decorrer do jogo, você vai encaixando as peças do quebra-cabeça, desvendando a história. Também encontra armas diferentes, deixadas por adversários que você acaba de derrotar, que podem ser aperfeiçoadas com materiais coletados durante o jogo.


O desenrolar da história é muito interessante. Mesmo com o clichê da heroína gostosona que enfrenta um monte de mal-caráter para sobreviver, salva os amigos e resolve todo e qualquer problema que apareça. Com mundo semi-aberto, incrível não só nos detalhes do gráfico, mas também na história. Você tem um foco para finalizar o jogo, mas você sabe que para chegar ao objetivo final, você precisa se concentrar em diversas situações ao mesmo tempo: eliminar alguns soldados, alguns indígenas amaldiçoados e se livrar um arqueólogo mala sem alça.

Após o término do jogo, você ainda pode explorar os mapas e voltar para finalizar a coleta de itens e destravar os achievements restantes.

Novas armas. Novos golpes.  Atmosfera sombria. Modo multiplayer. Realismo. Diversão. Gráficos incríveis. Segredos e mistérios. Tudo isso você vai encontrar jogando Tomb Raider. Ótimo divertimento.

Desenvolvido por Crystal Dynamics.