way2themes

Resenha: Os Vingadores (2012)

Por: | 19:33 3 comentários
Avaliação

Depois de passar um apuros indo à estréia do filme e dando de cara com os ingressos esgotados e abrindo a bilheteria do cinema no dia seguinte pra não correr o risco de ninguém comprar o ingresso antes de mim naquele dia tive então o prazer de conferir esse filme que achei digníssimo. Os Vingadores foi um dos filmes mais esperados pelos fãs de Super-Heróis este ano e para muitos, não deixou a desejar. Antes de começar a análise rápida, vou deixar claro que não estou levando em consideração HQ's ou aquela velha e chata comparação entre Marvel e DC Comics.

Depois de dois filmes meio patéticos, por mais que ele tenha sido interpretado por Edward Norton em um deles, em Os Vingadores, Hulk também conhecido como Bruce Banner teve um baita espaço pra mostrar um pouco mais das suas habilidades e de si mesmo, o que nos outros filmes por mais que sejam só dele eu não consegui ver, na verdade achei estressante. Esse foi um ponto que achei muito importante no filme, são muitos super-heróis com suas estórias e Joss Whedon fez a gentileza de focar pelo menos um pouco de cada um deles, sem descartar ou diminuir, ainda que cada um já tenha seu próprio espaço no cinema.


O único ponto que achei fraco neste filme foi uma tal da tempestade em copo d'água. Loki, o irmão adotivo de Thor interpretado por Tom Hiddleston   que eu acho um baita ator  – se saiu como um vilão bem meia-boca pra esse filme. Em Thor  –  cujo filme já não me agrada em partes pelo romance meloso e exagerado entre o Thor e a Jane  – ele fez seus estragos e teve seu espaço como o irmãozinho filho da puta, vingativo e sedento por poder. Mas aí vem o ponto onde quero chegar. Será que precisava de metade dos agentes da S.H.I.E.L.D e tanto nego com poderes e habilidades só pra estragar o planinho do Loki? Pra quem viu o filme, na cena em que Hulk pega Loki pelas pernas e bate ele no chão como se fosse um boneco de pano, além de cômica a cena me fez pensar: Hulk sozinho dava conta de metade do serviço. Acho que o Hulk e o Homem de Ferro e/ou qualquer cidadão americano que se oferecesse a ficar diante do portal com a chave dariam conta disso tranquilões. Hulk cuidando de alguns alienígenas na porrada, Tony Stark dando aquela desviada no míssil e eu responsável pelo portal teríamos feito um ótimo trabalho. Então o que acontece em Os Vingadores, é um pouco exagerado e forçado até mesmo no elenco.


Na minha opinião, os atores que interpretam super-heróis no cinema não devem ter um rostinho tão conhecido. Os que são, não parece que tira um pouco a graça do personagem? Chris Hemsworth que interpreta Thor por exemplo, quais os filmes Pop-Hollywoodianos que ele tem na filmografia antes de Thor? Ou Eric Bana  que interpreta Bruce Banner/Hulk de 2003. Até o Tobey Maguire que interpreta Peter Parker/Homem-Aranha. Tobey Maguire é um cara que se hoje aparecer em outro filme as pessoas vão falar "Olha, não é o cara que interpreta o Homem-Aranha?". Talvez os atores que interpretem um personagem dos quadrinhos no cinema, tenham que ser aqueles que possivelmente vão ficar marcados com esse papel, talvez isso seja bom, por mais que ficar marcado por um  único papel na vida deva ser péssimo. A Scarlett Agora, Scarlett Johansson como Viúva Negra? Ela foi uma deliciosa Natasha Romanoff, quem sou eu pra criticar isso? Mas não foi meio apelação dos caras colocarem o rostinho Johansson no meio desses marmanjões pra chutar umas bundas? Isso para a alma masculina deve ter sido maravilhoso, uma das mulheres mais gostosonas do cinema atuando como a ruivinha agente da S.H.I.E.LD que dá uma surra em homens barbados e alienígenas, eu como mulher achei maravilhoso, mas foi mais um exagero nos filmes da Marvel.

E claro, nada disso descarta a qualidade do filme e a diversão que ele proporciona, de maneira nenhuma. Vi o filme no cinema e continuo assistindo toda vez que passa na TV à cabo. Vale a pena sim assistir com a família, com os amigos e a galera que curte uns bons filmes de super-heróis. O ruim de assistir muitas vezes um filme é que você corre o risco de reparar demais, e, ou gostar ainda mais do filme ou passar a odiá-lo. Os Vingadores continua nos meus favoritos mesmo com esses ridículos furos.

Direção: Joss Whedon.
Elenco: Robert Downey Jr., Chris Evans, Chris Hemsworth, Scarlett Johansson, Samuel . Jackson, Mark Ruffalo, Tom Hiddleston.

3 comentários: Deixe o seu comentário

  1. Então, eu adoro esse filme e concordo com muito do que você disse aí. Sobre a "tempestade num copo d'água", especialmente, eu também concordo. Digo, a ideia era boa, do Loki ser o vilão e tal, o Tom Hiddleston faz esse papel lindamente. Talvez o que tenha estragado, não tenha vindo do filme Vingadores, mas do que veio antes antes dele, no caso Thor que, como você mesmo disse, tem um romance exagerado - a gente sabe mais informações sobre a Jane do que sobre o Loki e olhe que em Os Vingadores, só aparece uma foto dela e nada mais. Se houvesse um aprofundamento maior no personagem do Loki ainda no filme Thor, talvez o Joss pudesse trabalhar melhor isso... O Joss quis reproduzir o que aconteceu na primeira revista em quadrinhos dos Vingadores - lá também é o Loki o vilão que faz o grupo se unir e tudo mais... E bem, pra conseguir isso, o Joss só podia jogar com o que tinha em mãos, ou seja, os filmes anteriores. E Thor foi um pequeno escorregão. Mas, apesar dos pesares o Joss Whedon conseguiu atender aos fãs ardorosos dos quadrinhos, o que é um trabalho praticamente impossível, e só por isso, ele já tem um mérito enorme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Acho que outro diretor não teria feito um trabalho tão bem feito assim, dá pra ver que o Joss botou o coração nisso e os fãs também. Mas é exatamente isso, O filme Thor deu um mal caminho pra se andar, isso afetou um pouco Os Vingadores, que ainda com esses furos continuou um filmaço.

      Excluir
  2. Parabéns, Dani, mais uma crítica sincera de sua visão. E você explicou o motivo de você ter achado o Loki um vilão fraco. O que mais me irrita numa crítica é quando nego fica insistindo falar mal de uma coisa num filme e não dizer o motivo disso. Parece que não é capaz. Só está ali para polemizar. E você não, é sincera no que diz.

    Eu gostei muito do personagem ter sido o Loki. Tom Hiddleston estava fantástico em Thor e continua muito bem em Os Vingadores. Hulk é mesmo o destaque do filme, hehe, sendo que toda a história era um pretexto para colocar todos os heróis juntos combatendo cada linha do inimigo.

    Em uma certa parte crítica do filme, mostram todos os heróis apanhando e o Hulk levando uma rajada de tiros (isso pra mostrar que eles juntos não dariam conta do recado). Algumas pessoas se revoltam coisas como um Semi-Deus como Loki usaria humanos como cobaias para destruir a Terra com tantos poderes que ele tem? E há muita polêmica também com essa história de ser alvejado por armas terráqueas (como o mísero arco e flecha explosivo do Gavião Arqueiro). Enfim. Só que não se atentaram ao detalhe de que: ele é um Semi-Deus (um quase Deus). Não é um Deus completo ainda, embora seja muito poderoso.

    Achei justo a forma como Joss Whedon trabalhadou em todos os detalhes. Indo além disso, ficaria demasiadamente complexo para o público que não lê HQs (o mesmo caso de Watchmen: O Filme. Que tenta ser tão HQ que acaba sendo confuso, na minha opinião).

    ResponderExcluir