way2themes

Resenha: Frankenweenie (2012)

Por: | 04:10 Deixe um comentário
Avaliação

Victor é o tipo de garoto inteligentíssimo que fica quieto na ultima carteira da ultima fileira da sala de aula e que não tem amigos, a não ser o pequeno Sparky, seu cachorrinho. Após ter seu cachorro atropelado, o jovem Victor resolve por em prática uma aula de ciências de seu professor esquisitão Mr. Rzykruski, trazendo Sparky de volta a vida. Acontece que, nessas histórias sempre existe um coleguinha cretino. E desta vez, estamos falando de Edgar, um garoto corcunda que não possui a arcada dentária completa e [é super sinistro. Edgar descobre sobre o experimento de Victor com Sparky e o trato é: Me mostra ou eu conto para todos. Ainda que Victor tenha contado como realizou sua experiência, Edgar quebrou com sua promessa e começou a espalhar o segredo de Victor para os coleguinhas. É encrenca na certa.

Depois de suas duas ultimas produções (Sombras da Noite e Alice no País das Maravilhas) temia que o Burton fosse começar a entrar em decadência. Nunca havia me feito tão bem estar enganada como desta vez. Para quem conhece e gosta dos clássicos do terror (aqueles bem clássicos mesmo) provavelmente vai se apaixonar por Frankenweenie. Ele não só faz uma simples e linda homenagem ao romance de Mary Shelley, como também à escritora colocando seu sobrenome em uma falecida tartaruga presente entre os personagens da animação. Não parando com as referências e homenagens por aí, Burton também traz Christopher Lee, que já trabalhou ao lado de Burton, famoso por seus filmes interpretando Drácula, que o diretor o encaixou como um programa de família, onde vemos os pais de Victor sentados no sofá da sala assistindo ao próprio Drácula. Entre as vigorosas referências, voltamos à tartaruga Shelley que depois de voltar a vida, se torna um monstro gigante que invade um parque de diversões e começa a destruir tudo, esta cena é dada como homenagem aos filmes de Godzilla, que teve sua primeira aparição em 1954. Gremlins, com kikos marinhos ganhando vida e bagunçando com a cidade. O romance entre o cachorrinho morto-vivo Sparky e a cachorrinha Perséfone são A Noiva de Frankenstein. O professor de ciências de Victor com a feição de Vincent Price, que acredito eu, tenha sido desde sempre uma das maiores inspirações de Tim Burton, já tendo trabalhado ao seu lado no curta Vincent.



A animação traz consigo uma mistura de antigas obras de Burton (Edward Mãos de Tesoura, o curta Vincent, O Estranho Mundo de Jack) e ao mesmo tempo clássicos do terror antiguissimos e Filmes B que, tanto influenciaram parte do seu mundo fantasioso quanto continuam sendo um marco na história do cinema até hoje. Depois de chorar como uma criança, fiquei satisfeita em saber que Tim Burton não perdeu seu dom. Pensei que ficaria um bom tempo sem ver um trabalho seu com seus traços e ele me vem com o longa Frankenweenie. É uma bela animação e uma grandiosa homenagem ao terror clássico. Frankenweenie é o remake do curta-metragem do próprio Burton, de 1984.

Direção: Tim Burton.
Elenco: Winona Ryder, Martin Landau, Atticus Shaffer, Charlie Tahan

0 comentários:

Postar um comentário