way2themes

Sombras da Noite (1978)

Por: | 22:53 Deixe um comentário
Sombras da Noite foi o primeiro livro de contos escrito por King, maravilhoso por sinal. Custei terminar de ler por conta da incompetência.
O livro possui vinte contos. Uns chamam bem mais a atenção do que outros. Engraçado é que a ordem parece ter sido proposital, feita dos melhores aos mais fracos e simples contos. Embora eu diga fracos, não quer dizer que sejam ruins, pelo contrário, são todos muito bons. uns chegam a dar um certo frio na barriga. Uma coisa que gostei no King foram as características de sua escrita. Ele acaba entrando na lista  daqueles escritores que me arrancam expressões surpresa quando encontra uma cena muito bem descrita, daquelas que da nervoso na gente quando vamos escrever uma história e não conseguimos detalhar tal cena. É uma leitura leve mas bastante interessante, vale a pena fazer inúmeras vezes. E é por isso que este livro é bom ter em casa. Espero ler mais trabalhos de King, ele está entre meus escritores favoritos. Tendo 20 histórias diferentes, avaliei-os um a um a meu gosto. Com certeza vou guardar para ler depois.

Jerusalem's Lot: Este é o primeiro conto, bem estilo filme de terror, mas nada comparado porque até hoje dos filmes que eu vi nesse estilo eram péssimos, só valiam os sustos mesmo. Este conto se trata de uma mansão mal assombrada, a forma como é descrita as cenas assombrosas faz com que você transpire um pouco debaixo do braço dependendo do seu envolvimento com a história. Charles Boone e seu criado, mais amigo do que qualquer coisa se mudam para uma mansão cujo acontecimentos muito estranhos acontecem durante a estadia. Na mansão, o tal Charles encontra um mapa que leva à cidade abandonada de Jerusalem's Lot, que por sinal, é citada em mais de um conto. Boone se dá a missão de desvendar os mistérios relacionados a esta cidade abandonada. Tem um final surpreendente.

Último Turno: Este é um dos meus contos que se destacaram e ficaram como favoritos. Um grupo de trabalhadores de uma fábrica têxtil abandonada fazem hora extra pra ver se descolam uma graninha a mais. Seria óbvio demais se eu dissesse que não estão sozinhos na fábrica. Esse faria o estilo de um bom filme de roedores assassinos.

Ondas Noturnas: Esse conto tem um desenvolvimento interessante embora não esteja no ranking dos meus favoritos. Um grupo de sobreviventes de um vírus letal se isola próximo a uma praia sem esperança de sobrevivência, sério, lendo você nota que não tem esperança mesmo, não estou sendo dramática. Faz o estilo "os únicos jovenzinhos vivos diante do fim do mundo". Embora sejam os únicos, não quer dizer que vão continuar sobrevivendo.

Eu Sou o Portal: Este é interessante pela curiosidade e ansiedade que ele deixou em mim, pelo fato de querer saber o que que estava pegando logo com a galera, eu me lembro de ter saído da sala de aula pra dar uma volta e terminar a leitura sem barulho, sério, cheguei a este ponto de frescura. Não que eu seja fã de alienígena, mentira, adoro histórias sobre isso. Dois astronautas são enviados pela NASA para ver se descobrem alguma coisa (é, eles são cheios dessas). Depois de sofrer um acidente no espaço, um dos astronautas desenvolve um tal organismo alienígena que forma olhos em suas mãos, assim assumindo o controle de seu corpo. Ele até tenta se livrar do tal alienígena, mas não é tão fácil quanto aparenta.


A Máquina de Passar Roupa: Esse aqui soa muito trash. Acidentes estranhos começam a acontecer em uma lavanderia, coisas absurdas mesmo. Acontece que com o tempo ingredientes necessário para invocar um demônio acabaram caindo dentro da máquina, incluindo o sangue de uma virgem, é isso mesmo, sangue de virgem, assim uma das máquinas acabam ficando possuídas e qualquer pessoas que se aproxime acaba sofrendo um acidente terrível, incluindo ser engolida pela máquina de dilacerada, demais mesmo. Um policial estranhando e desconfiando de tais acontecimentos começa a investigar o caso a ponto dele mesmo tentar exorcizar a máquina de passar roupa. Não consigo me sentir muito normal sabendo que gostei disso, da ideia de uma máquina de passar roupa possuída. O pensamento de que você pode olhar pela janela e ver uma máquina de passar roupa gigante possuída andando por aí, me faz rir e ao mesmo tempo ficar encantada com isso.

O Bicho-Papão: Um homem é assombrado pelo seu passado onde uma criatura misteriosa matou seus filhos. A história se passa no divã do seu psiquiatra praticamente, onde ele conta sua dramática história, não tão dramática. Embora seja maluquice, o tal homem não tinha tanto amor nos filhos, isso mesmo, as crianças os alertavam de que havia algo errado, mas que adulto dá ouvido à crianças em histórias de terror até que ele veja a coisa com seus próprios olhos e geralmente quando já é tarde demais, não é mesmo? Mas além disso, ele parecia querer que isso acontecesse às crianças, esquisitão. Não esperando que o Dr. Harper, seu psiquiatra acredite ou o entenda, apenas conta sua história. A melhor parte é o final, que vocês estão convocados a ler para saber.


Massa Cinzenta: Este conto me fez criar o hábito de limpar todas as latas de suco, cerveja, refrigerante que eu costumo tomar, sério. Após beber uma cerveja com uma espécie de bactéria, muco, alguma dessas nojeiras, coisas estranhas começam a acontecer a Richie. Acontece que ele começa a se transformar em uma massa cinzenta, horrenda e com um odor horrível. A história começa em um bar, onde seu aparece pedindo ajuda e cabe a seus amigos criarem coragem o suficiente para resolver esse problema.



Campo de Batalha: Esse lembra a safra de filmes de terror com brinquedos, estilo Retro Puppet Master, O Mestre dos Brinquedos e até o Brinquedo Assassino ignorando o tamanho do boneco. Depois de terminar um serviço, um assassino profissional recebe uma encomenda, um pacote com bonecos de guerra dentro — que me fez lembrar o exército de brinquedo de Toy Story — isso inclui tanques de guerra, mísseis, soldados e helicópteros. Estes soldados de brinquedo na verdade, foram vítimas de seus serviços e agora estão prontas para se vingar. Uma guerra de um assassino profissional contra um exército de brinquedo dentro de seu apartamento. Vale cada minuto de leitura. 

Caminhões: Um grupo de pessoas acaba ficando cercados  por caminhões que criaram vida própria em uma loja de conveniência localizado em um posto de gasolina,. Os veículos começam a circular a cidade e rodear a loja. A situação acaba deixando até quem lê, nervoso. Os sobreviventes acabam se tornando escravos dos veículos, tendo de abastecê-los, é assim sua única forma de sobreviver.


Às Vezes Eles Voltam: Um professor costuma sonhar com sua infância, um pesadelo, onde seu irmão é assassinado diante de seus olhos por uma gangue de delinquentes juvenis. Depois de tantos anos esses garotos resolvem aparecer na vida do tal professor outra vez, decididos a terminar o que começaram. Acontece que não parecem ter envelhecido um dia, esse é um mistério que fica na história toda. Algumas pessoas morrem com assuntos inacabados e não descansam até que o resolvam.


Primavera Vermelha: Esse faz o estilo psicopata, vários estudantes de uma universidade são assassinados de formas misteriosas e violentas. O assassino nunca foi pego e a história é narrada por um dos estudantes da Universidade. E é aí que eu paro de comentar e você vai atrás da história pra ler.


O Ressalto: Esse me faz pensar em como eu seria se fosse homem e roubasse a mulher de um cara barra pesada. Um tenista após ser praticamente sequestrado pelo marido de sua amante e levado a seu apartamento, acredito que seja mais ameaça do que uma proposta, mas a proposta é a seguinte, ele terá de dar a volta completa em um prédio utilizando apenas ressalto , não há opções, é isso ou você está encrencado. Se ele vai conseguir ou não vocês descobrem lendo, meus queridos. 


O Homem do Cortador de Grama: Esse é mais um dos meus favoritos. Um cara obcecado pelo capricho de seu jardim, depois de triturar o gato da vizinha com o cortador de grama e se aproveitando do fato do cortador ter quebrado, resolve aposentá-lo. Tendo seu jardim já semelhante a uma floresta, resolve contratar um rapaz que possuía um anúncio no jornal. O cara tinha aparência horrenda, sério galera, se levando pela descrição é deprimente, mas aparentemente sabia fazer um ótimo trabalho. O problema é, o jeito que ele faz esse trabalho.


Ex-Fumantes Ltda: Ainda que tenha gostado, fiquei traumatizada com esse conto. Sendo fumante você literalmente se coloca no lugar do protagonista e acaba entrando em pânico. Com o intuito de parar de fumar, seu amigo sugere que entre em um programa para fumantes onde ele conseguiu parar. Inicialmente parecem métodos simples. Se tiver uma recaída, estará sujeito a uma tortura, se tiver outra, sua esposa seria torturada e então seu filho e as coisas só tendem a piorar. Ou seja, nunca ter um vício foi tão desesperador como agora.


Eu Sei do que Você Precisa: Este também me faz pensar naqueles filmes onde as meninas bonitas do colégio costumam desprezar aqueles nerds dentucinhos e calados. Um rapaz nada atraente de acordo com o descrito, consegue atrair a atenção de uma linda jovem, — já nisso comecei a achar estranho, nos tempos de hoje ou é carência ou tem macumba no meio —  obcecada com seus estudos. A menina está para casar e após ter um pesadelo com seu noivo e este estranho rapaz, recebe a notícia de que seu noivo havia morrido em um acidente de carro. A menina passa por diversas coisas e este rapaz nada atraente de uma forma estranha está sempre onde e fazendo o que ela quer e quando ela precisa. A menina começa a desconfiar de que os fatos não estão batendo e decide "investigar" o que está acontecendo.


As Crianças do Milharal: Esta se tornou uma famosa adaptação no cinema, conhecido como "Colheita Maldita" que por sinal olhando a história e o filme, muita coisa nada a ver, sério. Numa cidade abandonada povoada apenas por crianças que exterminam qualquer adulto que ouse aparecer. Um jovem casal acidentalmente atropela um garoto que aparece do nada na estrada, o intuito do casal é encontrar uma polícia local o mais rápido possível, o que acaba levando-os a esta cidade abandonada. As crianças servem os adultos como oferenda à uma criatura que vive no milharal. O jovem casal terá de lutar para escapar desses pequenos psicopatas.

O Último Degrau da Escada: Esta história já foge um pouco do terror e do suspense e é algo mais triste. Um homem depois de alguns anos, relembra a infância ao lado da irmã mais nova e as aventuras que eles tinham no celeiro saltando sobre fenos até que um dia em meio a estas brincadeiras ele a salvou de morrer em uma queda no celeiro. Acontece é que ele não pode estar lá todas as vezes em que ela teve uma queda. É uma história simples, não tão empolgante quanto as outras, mas não deixa de ser um bom conto.


O Homem que Adorava Flores: Enquanto um bom senhor vende suas flores, um pequeno rádio anuncia o assassinato de uma jovem. Um estranho rapaz pára para comprar um buquê de flores para sua amada, alegre e apaixonado. Quando então encontra a mulher que pensamos ser... Este faz parte do amor doentio, talvez até mais do que isso. Tem um bom final, algo que esperamos ou não. Acontece que essa história deixou uma música na minha cabeça que até agora me faz rir só de lembrar. "Betty e Harry em cima da árvore, dando um B-E-I-J-O! Primeiro vem o amor, depois aliança, depois lá vem Betty com um bebê na pança!"


A Saideira: O primeiro conto se trata de Jerusalem's Lot, mencionei algo sobre esta cidade abandonada ser citada em mais um conto, que é este, bem lembrado. Dois homens já de idade saem sob a nevasca para ajudar um cara a encontrar sua família. Os dois velhotes já sabem por sinal, que o frio é o menor dos problemas. Jerusalem's Lot se tornou uma cidade inabitável, morreu em chamas e então renasceu. Embora a cidade tenha se desfeito, o mal que a habita continua intacta. É um conto interessante, com um final interessante. Uma continuação da novela "A Hora do Vampiro". 


A Mulher no Quarto: Este é um conto que eu não sei se gostei ou se preferi que não estivesse no livro. Sabe quando acontecem coisas chatas na vida e não quer ver nada semelhante nem mesmo em leitura? então. Um rapaz é obrigado a assistir sua mãe no hospital ser sugada em direção a morte por um câncer, minuto após minuto, dia após dia. O ponto principal da história é o drama do rapaz e a decisão entre a eutanásia ou ver sua mãe morrer e apodrecer na cama de um hospital. Nada dramático, só achei que podia ter ficado sem ler essa. É um bom conto, claro que é, o drama do filho que teve de decidir sobre a vida e a morte de sua mãe.


Escrito por Stephen King.

0 comentários:

Postar um comentário