way2themes

Horror em Amityville (1977)

Por: | 04:17 2 comentários
Um cara apressadão em dar uma casa nova à mulher, grande e confortável  o bastante para aconchegar a grande família que acaba se empolgando com o preço de banana que está a atraente e enorme mansão à venda na Ocean Avenue, em Amityville, Long Island .

O desenrolar da história acabou me tirando a concentração de algumas aulas de matemática no colégio. Sim, eu devia ter fechado o livro para prestar atenção mas o livro não deixou. A parte em que George Lutz depois de algum tempo morando na casa começa a pesquisar sobre o terreno onde a mansão foi construída deve ser uma das partes mais intrigantes do livro. Depois de todos os acontecimentos com o Padre Mancuso que chegava a me dar aflição, cheguei a pensar: Então o problema não foi o assassinato dos DeFeo, apenas. A mansão fora construída sobre um cemitério, praticamente um terreno amaldiçoado. E os Lutz provavelmente estão encrencados, não deu outra.

Vou deixar de lado a parte em que a história seja baseada em fatos reais. O que muito me chamou a atenção em Jay Anson é a forma inteligente como descreve e detalha os fatos fazendo o leitor capaz de imaginar com perfeição cada momento da história. A história foi se passando como um filme na minha cabeça, pude imaginar com perfeição e detalhadamente. Com certeza bem melhor do que a adaptação de 2009 de Andew Scott. Completamente infiel e deslocada da história verdadeira.

As vezes pensamos em escrever uma história ou um texto qualquer, e não sabemos como descrever uma cena, um momento de forma inteligente. Então acabamos usando palavras difíceis achando que vai deixar o texto bonitinho e acaba ficando uma droga. Jay Anson me deu momentos tensos e muito bons de leitura, sem tantas palavras difíceis, nada forçadamente intelectual. Facilita a compreensão e instiga a imaginação. O livro me tomou uma longa madrugada de leitura, que valeu muito a pena por sinal. Ah, e me deu uma coluna ainda mais torta de brinde.

Quando assisti ao filme de 2009, não tinha de maneira nenhuma a ideia do que estava fazendo. Vi há muito tempo atrás e só então fui ler o livro. Sem dúvidas foi uma adaptação, remake ou sei lá, bastante horrenda. Não recomendaria. Sobre a versão de 1979, ainda não tive a sorte de assistir.

Enfim, gostaria de agradecer ao senhor Anson por momentos maravilhosos de leitura. Nos dá mesmo a questionar e fantasiar sobre o mundo em que vivemos e o mundo em que outras coisas vivem. Quem sabe? Será tudo imaginação dos Lutz, ou as pessoas realmente têm motivo para passar longe do 112 na Ocean Avenue? Olha, levando em consideração que a história seja real. É de se pensar que a família Lutz passou por intensos maus bocados. Me lembrem de nunca morar em uma casa onde pessoas foram assassinadas. Ainda que no livro, o alvoroço da história, não tenha sido causado só por isso.

Escrito por Jay Anson.

2 comentários: Deixe o seu comentário

  1. Eu assisti o filme, e agora quero muito ler o livro :o Ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Mach, você vai gostar! Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Excluir