way2themes

Resenha: Shame (2011)

Por: | 15:47 2 comentários
Avaliação

O bom para este filme, é que não se espere nada dele. Ele é justamente o oposto do que as pessoas que anseiam em assistir, esperam. O que de maneira nenhuma faz dele um filme ruim, pelo contrário. Brandon é a imagem literalmente nuca e crua do homem do mundo moderno. Mostrando como o sexo passou de envolvimento emocional e físico entre duas pessoas, para um "entorpecente", que até reage como tal.

Uma forma de sair da rotina, da vida entediante e de fugir dos problemas. Tamanho prazer faz com que momentaneamente o personagem se esquive da sua vida vazia. Isso é mostrado em algumas cenas, onde qualquer incomodo ou frustração era desculpa para que Brandon saísse de casa à procura de uma aventura sexual. O mais deprimente é a forma como se expressa o personagem. Seus atos impulsivos e desesperados para ter uma noite de sexo e depois a culpa, a vergonha e o arrependimento que tomam o personagem.  Neste filme, o sexo é visto mais como algo perturbador do que excitante, ainda que não deixe de ser excitante. Mas pelo drama e a forma como essa obsessão toma conta do personagem, é algo angustiante.


A relação entre Brandon e sua irmã Sissy também é notavelmente conturbada. A garota  carrega consigo os seus problemas e ainda acaba até trazendo-os para a vida de seu irmão, tornando-o ainda mais sobrecarregado. Ainda que o filme deixe no ar a curiosidade do expectador em saber o que formou os personagens principais e o que talvez os levaram a ser como são, McQueen acertou mais uma vez, tratando de um tema sério e deprimente com tamanha delicadeza. O drama de um nova iorquino de meia idade obcecado por sexo e pornografia e sua irmã notavelmente depressiva.

O filme pode até ser visto por algumas pessoas com um contexto meio exagerado, em drama, nudez e sexo. Mas toda a fotografia e trilha sonora foram tão bem encaixadas no contexto, junto às atuações e as ótimas escolhas para os personagens que são bastante expressivos o que torna mais fácil e interessante compreender os mesmos. Um ótimo drama, mas nada para tentar se ver com a família em um domingo à tarde.

Direção: Steve McQueen.
Elenco: Michael Fassbender, Carey Mulligan, Hannah Ware

2 comentários: Deixe o seu comentário