way2themes

Resenha: Halloween - Início (2007)

Por: | 16:55



Avaliação
Aparentemente a saída de diretores em crise financeira ou desaparecidos têm sido reciclar obras cinematográficas. Seja para inovar ou para piorar o que já está feito.

Michael Myers é um importante "Character" dos filmes de terror criado no final dos anos '70 (entrando nos '80) por John Carpenter e Debra Hill. Com uma sequência de filmes de baixo orçamento, uma máscara inspirada na face de Capitão Kirk (Star Trek) e elenco usando as roupas do próprio guarda-roupas.

Ao saber que este seria um "Prequel" da série, pareceu interessante. Pois em 8 sequências, a ideia de que Myers era o próprio mal sem corrompimento e membro de um culto que praticava rituais pagãos, mostrado no sexto filme, fora a ligação com a linhagem familiar deixou tudo tanto complexo, quanto vago, embora incrível.

O filme possui uma atmosfera mais sombria do que a versão de '78. Assassinatos mais sangrentos e impiedosos. Michael se mostra mais rancoroso e vingativo do que mecânico. A história possui o mesmo desenrolar, porém, de uma forma mais completa e melancólica, modificada e compactada. Para quem viu as sequências anteriores, vai reparar que Rob Zombie juntou, tanto envolveu, partes da trama que ainda viriam sequências à seguir.







A ideia de uma explicação sensata para o desvio de caráter do garoto, desde que fosse uma conexão sensata, era o que talvez faltasse pra mesclar à história e finalizar um Character incomparável e superior aos semelhantes Freddy Krueger e Jason Voorhees. O que na minha opinião, não necessitaria reciclar a história toda. Esse filme não só dá início à história de Michael, como também altera a essência e molde do caráter e personalidade do assassino e outros personagens importantes, como:

Laurie Strode: A personalidade de Laurie na versão de Zombie é totalmente oposta à de Carpenter. Um verdadeiro projeto de adolescente rebelde mimada e que além de escandalosa se vitimiza demais.

Dr. Sam Loomis: A persona que mais afeta a trama, já que na versão de Carpenter, O Dr. Loomis, que acompanha Mike por 7 anos no sanatório e mais 8 fora dele, passa por cansativos longas tentando impedir o cara de mutilar mais pessoas, embora fracasse na maioria das vezes. E na ilustre versão de Zombie, Loomis (Interpretado pelo meu queridíssimo Malcolm McDowell) é um tremendo panaca, ganancioso que tenta curtir uma pseudo vida de famosinho às custas dos assassinatos  de Illinois, por conta de um livro.

Michael, como clichê de perfil de Serial Killer, tem motivos o suficientes para virar qualquer tipo de desequilibrado mental e sair matando todos que vê pela frente. Os garotos da escola o alopram bastante devido à profissão da sua mãe, uma stripper, interpretada pela Sra. Zombie. Uma irmã mais velha perfil biscate e um padrasto alcoólatra, preguiçoso e que passa maior parte do tempo lhe dando apelidinhos e reclamando. Fica claro que a família desequilibrada de Michael não foi foco principal para se que se tornasse um mais ou menos imortal assassino em série, mas que como já tinha tendência (São encontradas fotos de animais mutilados nas coisas do garoto, o que ele fazia por diversão), a família foi um empurrãozinho.

Admiro a imaginação e bizarrice que ronda a cabeça do Rob Zombie, embora suas características cinematográficas sejam meio enjoativas. A mesmice da atmosfera de seus filmes, para mim, é bastante cansativa. Parece existir uma fissura na aparência dos seus personagens. Todos com um aspecto meio punk e quase sempre o mesmo jogo de cores. Verde, branco e preto. Não que eu não goste, mas, acho legal enquadrar o personagem no figurino de acordo com a personalidade dele.

Halloween - O Início seria um interessante começo para Myers se não tivesse modificado tanto as características do serial killer mais famoso do cinema e não tivesse forçado tanto, junto à isto uma reciclagem barata e superficial. Mas infelizmente, quem quiser conhecer o novo Michael Myers, vai ter que ver esse filme.


Dirigido por: Rob Zombie.
Ano: 2007
Gênero: Terror
Elenco: Scout Taylor-Compton, Bradd Dourif, Malcolm McDowell, Tyler Mane, Sheri Moon, Danny Trejo