way2themes

Resenha: 007 - Operação Skyfall (2012)

Por: | 01:42 2 comentários
Avaliação

Eu li duas ou três críticas sobre esse filme e parei por aí. Já aviso desde o início que não sou crítica profissional de cinema e vendo o quanto os que são se tornam chatos e cheios de mimimi eu nem penso em ser também.

Skyfall foi um grande presente de 50 anos à franquia de James Bond. O que esse filme mostrou e foi certo em fazê-lo, foi o amadurecimento do agente James Bond, tanto do personagem em si, na relação entre ele e sua chefe M (Judi Dench) quanto nas missões em que se envolve. É tanta tecnologia e modernização que pode não ser do agrado dos fãs clássicos desde Sean Connery, o que não desvaloriza o filme, os diálogos, o roteiro, a fotografia e a trilha sonora.

A tecnologia de ponta se mostra inicialmente e sutilmente com uma PPK 9mm que reconhece as digitais de Bond e um rádio localizador menor que um polegar dado de presente pelo novo Q (Ben Whishaw), que, para quem conhece a franquia, era aquele gênio que sempre presenteava Bond com brinquedinhos sofisticados e belos carros. E que antes era interpretado por atores mais de idade como Desmond Llewelyn, falecido em 1999 e substituído por John Cleese. Tudo amadureceu e modernizou tanto. que o novo Q (que não é mostrado, acredito que, desde 007 Um Novo Dia Para Morrer (2002), onde o James Bond ainda era interpretado por Pierce Brosnan), ressurge novamente e na pele de um ator mais jovem e "nerd", gênio dos computadores, uma coisa bem moderna.



Uma outra coisa que mais gostei no filme foram algumas ligações, que, claro, sempre têm referente à outros filmes de Bond, como quando Q fala "... Canetas explosivas? não fabricamos mais essas coisas". Essa caneta explosiva foi usada por um hacker chamado Boris em "007 Contra GoldenEye" e também a presença do belo Aston Martin DB5 que eu acredito ser um dos brinquedos de quatro rodas favoritos de James Bond.

Javier Bardem é Silva, o passado de M que, também como todo vilão, causa muitos problemas. Seria clichê se eu dissesse que Javier fez uma atuação digníssima? Sim, seria... porquê é o que ele faz sempre. Algo que gerou certa polêmica foi o caso da possível "bissexualidade" de Bond, quando o vilão Silva insinua algo a Bond sobre "Tudo ter a primeira vez" tocando-o e Bond dizer "O que te faz pensar que esta seria minha primeira vez?" Achei que foi uma poeira levantada sem necessidade, já vi diversos filmes policiais onde um agente, policial ou o que quer que fosse precisou se infiltrar em uma boate gay, se passando por um gay. Quem não garante que ele precisou se envolver com alguém do mesmo sexo para tirar informações. E se Bond realmente jogasse nos dois times? Acredito que isso seja totalmente irrelevante, acredito não, é irrelevante.


Daniel Craig é o Bond certo para o momento, não é a toa que renovam o ator a cada quantidade de filmes... Pierce Brosnan é meu favorito, mas será que ele ficaria bem em um Bond tão amadurecido, moderno e rodeado de tecnologia? Quem sabe. Ainda sendo dos meus favoritos, acredito que cada Bond tem seu tempo e Craig está perfeito para o papel, para a atualidade e na verdade até temo a próxima escolha. Um costume de fã de James Bond, que eu acredito acontecer com muitos é: Demoramos para nos adaptar à um novo Bond, e quando isso acontece mudam de ator.

A fotografia do filme é impecável, segue o mesmo clichê de todos os filmes de Bond. Um clichê que eu considero necessário e estranharia se não o tivesse mais. Mulheres lindas, pancadaria, mistério, bela trilha sonora, a sensualidade de Bond e cenas exageradas e absurdas com automóveis, perfeito... esse é James Bond. Sam Mendes fez um bom trabalho, dirigir um filme de 007. que possui uma legião de fãs fanáticos, críticos, alguns chatos e rigorosos. É um tanto grande a responsabilidade e ele soube dar conta. Sem Exageros em elogios, a trilogia com Craig é diferente sim de qualquer outra da franquia de 007. Ainda ouço críticas sobre o recente Bond ser loiro, que seja... ele está dando conta do recado. É um ótimo filme e que vale a pena ser visto no cinema.

Direção: Sam Mendes.
Elenco: Daniel Craig, Judi Dench, Javier Bardem

2 comentários: Deixe o seu comentário

  1. Acho que o google apagou o meu comentário. kk
    Mas adorei a resenha. Muito competente, como sempre. Me mostrou aí detalhes que eu não havia visto em outras análises. O filme vale mesmo a pena. E eu já quero assistir de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arildo, não havia visto seu comentário aqui! Esse filme vale a pena mesmo, da trilogia do Craig é o mais digno junto a Casino Royale.

      Excluir