way2themes

Resenha: Transmetropolitan Vol. 1: De Volta às Ruas (1997)

Por: | 02:03

Avaliação

Eu sempre fui a favor da liberação de Scans. Acho que o consumidor tem que querer muito aquele produto antes de pensar em gastar com ele, que é o caso de livros, filmes e principalmente histórias em quadrinho, que costumam ter o preço de suas edições bem salgadinho. Graças aos mestres da Vertigem HQ, eu tenho tido a oportunidade de conhecer diversas histórias em quadrinhos diferentes. E inclusive, me descobrir entre meus gostos. A Vertigo é um selo da DC Comics de histórias em quadrinho voltadas para o público adulto. E com histórias infinitamente superiores à própria DC e a Marvel, embora ame as duas. Minha resenha refere-se ao Volume 1. da série, chamado "De Volta às Ruas".

Transmetropolitan é um dos títulos da Vertigo que teve sua primeira edição lançado em '97 e em '99 no Brasil pela editora "Tudo em Quadrinhos". Começou a ser lançada mensalmente pela Brainstore em 2002 e após seu fechamento a Panini assumiu com edições encadernadas de capa dura, cuja coleção será fechada até 2015.

A história se passa no mundo do ermitão Spider Jerusalém, um jornalista enferrujado que não aguenta com o sucesso que alguns de seus livros trouxeram e acaba se isolando em uma montanha  longe da cidade por cinco anos. Antes de dar esse perdido no mundo, Spider havia fechado contrato para o lançamento de mais dois livros. O editor o contata para lembrar deste fato e exalta que ele teria menos de um ano para finalizá-los senão teria sérios problemas. Spider junta as tralhas e volta à cidade da qual teve que lutar para desapegar e que terá que lutar para se adaptar outra vez. Spider vai atrás de um velho amigo, Mitchell Royce, editor da Word, o jornal da cidade. A primeira tarefa de Spider é fazer uma coluna para o jornal Word referente aos problemas que vêm ocorrendo na "Angels 8". É aí que vem encrenca.

Não fica claro em que ano a estória se passa, só que é em meados século 23. Ainda que em aspecto aparente seja um mundo futurista, os problemas dos quais os cidadãos, — incluindo Spider — enfrentam são problemas comuns coerente com a realidade atuaal, como o abuso de poder policial, por exemplo.

A HQ te conquista logo nas primeiras páginas pela arte bastante diferenciada deste tema feita por Darick Robertson. Como detalha já logo de cara, as lentes do óculo do Spider, o avanço da tecnologia e toda a merda mundana em uma temática cyberpunk cheio de alienígenas. Tenho essa preferência pela Vertigo, por ser voltado para o público adulto e se esquivar bastante da censura, o que se vê claramente na linguagem da HQ e em especial, no linguajar diversificado de xingamentos do "Jerusa".


Spider Jerusalém é um exemplo, tirando um sarrinho aqui, do que falta no jornalismo de verdade hoje em dia. Gente que transmita informações reais sem modificações ou distorções. Spider vai de cabeça contra todo o sistema e burocracia, e deixa claro que quer mais que tudo isso se foda. Sem escrita inteligente, ou aquele chamado linguajar "rebuscado". É tudo nu e cru vomitado na sua cara, sem entrelinhas, sem omissão de fatos. Ele só cospe na cara de todo mundo as piores e mais ocultas merdas que as pessoas andam fazendo. O final deste primeiro volume é de deixar qualquer pessoa que queira seguir essa carreira, com um tesão do caramba por ela. Transmitir uma coluna ao vivo, da maneira mais filha da puta que se possa imaginar. Para quem quer que seja, que vá se atrever a entrar nesse mundo do jornalismo, inspire-se neste personagem.

O protagonista foi baseado em textos de Hunter S. Thompson, um jornalista e escritor que ficou famoso com seu livro "Medo e Delírio em Las Vegas" (Isso, que também virou um filme com o Johnny Depp) e também deu origem ao Jornalismo Gonzo, que em poucas palavras, é quando o narrador abandona todo aquele método padrão de escrita e se envolve com a ação do que está narrando. Exemplo disso é a cena em que Spider está escrevendo sua coluna no telhado, citado acima como a cena que dá o tal tesão.

Para os colecionadores, aqueles que não gostam só de ver scans, ou que preferem comprar o produto logo. Se ainda não conhece, recomendo Transmetropolitan. Infelizmente a Panini não distribui mais o primeiro volume, caso esteja definhando atrás de um, busque em mercados online ou torça para que ele volte para as prateleiras. Esse com certeza é um dos melhores e mais competentes títulos da Vertigo. A leitura é impecável, envolvente e acompanhado de uma arte incrível. Baixe aqui.

Escrito por Warren Ellis. 
Arte por Darick Robertson.